sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MUSIColuna - A apavorante capa de álbum dos Beatles que poucos viram!


A Capitol Records lançou o The Beatles "Yesterday and Today" em 1966 como uma compilação de sobras de faixas, centrado em torno do hit "Yesterday". Teria sido uma versão banal se não fosse pela capa original do álbum. A capa era simplesmente assustadora para não dizer terrível para a época. A foto mostrava os Beatles alegremente sentados, vestindo aventais brancos de açougueiros, com bonecas decapitadas e pedaços de carne em todo o lugar. 



A capa logo ganhou muitas críticas da mídia e condenação pública, marcando assim a primeira vez que o grupo foi censurado pela imprensa. O álbum foi rapidamente retirado e re-lançado em muitos casos com uma nova capa literalmente colada sobre a original.


Os Beatles explicaram a capa de várias formas ao longo dos anos dizendo que era um protesto contra a guerra ou que era uma armação da sua gravadora, Capitol Records, para prejudicar o seu trabalho. Faz sentido!? O que se sabe é que a relação dos Beatles com a Capitol, realmente, não era nada boa quando a capa foi lançada. Alguns dizem ainda que os Beatles nunca quiserem colocar a capa no disco e seria tudo uma grande armação maléfica da terrível gravadora que queria lhes ensinar uma lição. Mesmo assim, apesar da polêmica capa, o disco foi número um nas paradas dos EUA. E o mais importante para os fãs é que eles se redimiram com o lançamento de uma das capas dos álbuns mais aclamados de todos os tempos, Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band, no selo da Apple.

2 comentários:

  1. Em minha teoria, eu acho que estes, não são os Beattles reais!Os Beattles reais ja teriam morrido e estes os substituiram, sendo essa decaptação da boneca, uma mensagem subliminar de como teriam morrido, no caso parece terem morrido em um acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me engano, os rapazes mencionaram isso no podcast das teorias da conspiração... Mas, pra todos os efeitos, não, não acho que tenha sido isso aí, não.

      Excluir