segunda-feira, 21 de março de 2011

Dentro da Mochila - Santo Mistério, Salsicha!

A série animada "Batman: Os Bravos e Destemidos"(Batman: The Brave and the Bold, 2008-), tem como grande atrativo a interação do Cavaleiro das Trevas com outros heróis do Universo DC, como a Patrulha do Destino e o Besouro Azul.


A série da Warner Bros. tem o enredo baseado na série de HQs The Brave and the Bold(1955-), que aqui no Brasil foi traduzido pela mais saudosa das editoras, a EBAL, como "Superduplas".
Em pról do tom nostálgico da série, o tom sério e sombrio geralmente ligado ao Homem-Morcego é substituídos pelo ambiente bem espirituoso da Era de Ouro dos Quadrinhos, rebuscando o trabalho de Dick Sprang, e o seriado dos anos 1960, com Adam West e Burt Ward (Santa orelha pontuda, Batman!).Pois bem, a Warner anunciou que o episódio de Batman: Os Bravos e Destemidos que será exibido no dia 1° de Abril mostrará o flagelo do crime de Gotham com Scooby e a tripulação da Máquina do Mistério. Alguns devem lembrar que Batman, junto do menino prodígio, já tiveram um encontro com o medroso Grande Dinamarquês e seus amigos no episódio "O Dinamismo da Dupla Dinâmica"(The Dynamic Scooby-Doo Affair) , segundo episódio da segunda animação de Scooby Doo, "Os Novos Filmes do Scooby-Doo"(The New Scooby-Doo Movies, 1972-1973, 24 episódios).
Esta série do melhor amigo da Hanna-Barbera, em especial, se destacava pelos grandes encontros com outros personagens, reais ou fictícios, entre eles Os Três Patetas, Josie e as Gatinhas, os Harlem Globetrotters,
o Speedy Buggy

- que, alias, fez uma pequena, mas fundamental participação no episódio "Bravo Dobby Doo"(1997), do original da Cartoon Network, "Johnny Bravo"(1997-2004, 67 episódios) ,
em que Johnny se encontra com a turma de Scooby Doo, aproveitando para dar em cima da Daphne enquanto investigam o sumiço da tia Jebediza -.
A dupla de combatentes do crime voltariam a aparecer na mesma série do cão criado por Iwao Takamoto(1925-2007) no episódio "Operação Dupla Dinâmica"(The Caped Crusader Caper),
ainda calcados na velha série live action
, que a Hanna-Barbera usaria como base para a animação "As Novas Aventuras de Batman"(The New Adventures of Batman, 1977, 16 episódios)
e antes desta a longeva "SuperAmigos"(Super Friends, 1973-1986, 109 episódios).
A série solo da dupla também contava com a presença de Bat-Mirim(Bat-Mite), diminuto ser extradimensional da Quinta Dimensão, da mesma espécie e, por isso, com os mesmos poderes que o infernal Sr. Mxyzptlk, embora diferente da criatura que serve apenas para atazanar a vida do Homem de Aço, Bat-Mirim é um insólito fã de Batman quesempre quer ajudar, não que seja boa coisa, estreou em Detective Comics #267 (Maio de 1959).Extirpado da cronologia DC durante o mega-evento limpa bagunça que foi a "Crise nas Infinitas Terras"(Crisis on Infinite Earths, 1986),o personagem se limitou a aparecer somente em histórias alternativas como "Super-Homem e Batman: Os Piores do Mundo"(Superman and Batman: World's Funnest, 2000) , de Evan Dorkin(Bizarro Comics),

e "Superman/Batman: Gerações"(Superman & Batman: Generations, 1999-2004), de John Byrne(Tropa Alfa).O escocês Grant Morrison(Homem-Animal),o trouxe de volta em 2006, agora como a parte ainda consciente da mente do Batman de Zur En Arrh,personagem também originário da DC Comics pré-Crise das Infinitas Terras (primeira aparição em Batman #113, Agosto de 1958),
e que aparece no game "Batman: The Brave and the Bold – The Videogame"(2010), da WayForward Technologies.Bat-Mirim também deu as caras em Batman: Os Bravos e Destemidos, no 19º episódio intitulado "Lendas de Dark Mite!"(Legends of the Dark Mite!, 2009).O episódio de Bravos e Destemidos de 1º de Abril trará Bat-Mirim(originalmente dublado por Paul Reubens, o Pee-wee Herman) como apresentador do que é prometido como os dois mais estranhos casos para o Homem Morcego, e se chamará "Bat-Mite Presents: Batman's Strangest Cases!". Em um dos casos, Scooby-Doo e seus amigos unem-se a Batman e Robin para salvar o músico parodista "Weird Al" Yankovic das mãos do Coringa e do Pinguim, que já haviam sido os vilões dos antigos encontros .

A cena abaixo não é uma imagem antiga, é uma prévia do episódio que seguirá o estilo de animação dos anos 70, o produtor de Os Bravos e Destemido, James Tucker informou que o episódio será baseado nos moldel sheets antigos.
“Parece, pelo lado bom e pelo ruim, será como se tivesse sido feito em 1973… Se você colocá-lo contra aqueles episódios antigos, eu não sei se um olho destreinado perceberia a diferença”.
No outro segmento, a versão japonesa da dupla dinâmica, criada por Jiro Kuwata em 1966 para o manga "Batman Shonen King", outro derivado da série sessentista,que terão de enfrentar Lord Death Man, personagem surgido na HQ de Kuwatae ressuscitado por Morrison para ser usado na atual fase do Morcego.
Seguindo as imagens largadas na rede, podemos esperar que o segmento também está incluindo uma recriação da paródia, publicada originalmente na revista Mad, "Bat Boy and Rubin" .
Bat-Mite Presents: Batman's Strangest Cases! tem direção de Ben Jones(Jovens Titãs e Legião dos Super-Heróis) e roteiro do veterano em animações do Batman, Paul Dini(Tiny Toons, Novo Batman).
Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário