sexta-feira, 18 de março de 2011

Dentro da Mochila - Uma Rápida Revisão da Máquina

James Rhodes, melhor amigo de Tony Stark, uma das primeiras pessoas a saber do segredo do guarda-costas do empresário, o Homem de Ferro, é a versão miliarizada e independente do Homem de Ferro, Jim Rhodes é o Máquina de Combate. Stark afundava na bebida e o mundo ainda precisava de um Homem de Ferro.

Rhodes foi o Homem de Ferro enquanto Stark se recuperava do alcoolismo, o que inclui o tempo das Guerras Secretas.
Um Stark recuperado voltou a ser o vingador dourado, mas precisava do Homem de Ferro de Rhodes para uma missão.Como portado da armadura, Rhodes quase enlouqueceu devido a diferença de interfaces cerebrais entre ele e Stark, por esta razão Stark construiu uma armadura exclusiva de Rhodes, que a partir daquele momento seria o Máquina de Combate.
De amigo e substituto de super-herói a um herói autentico e independente, a maneira de ser de Stark, o homem de terno, acostumado a ver a vida de cima, era, e é, muito diferente do homem de ação que é Rhodes. Quem precisa de dois Homens de Ferro?E Rhodes era uma sombra do Homem de Ferro, até a chegada da Armadura Modular, robusta, armas a mostra dando-lhe uma aparência agressiva e claramente visível de sua capacidade, diferente das claras boas intenções da vermelha e dourada. Rhodes e Stark são muito diferentes, mas ambos são heróicos a sua maneira.
Nem a armadura Eidolon demonstra tanta força, o fato de ser viva e alienígena não impõe o mesmo poder que a respeitável Modular apresenta.
Rhodey passou por tantos grandes mudanças durante a sua vida fictícia como Homem de Ferro 1.0, de Tony Stark, que merecia uma clara distinção.
O Máquina de Combate também passou a ser um herói de grande peso. O sucesso de um personagem pode ser medido pela quantidade de mídias as quais ele se disponibiliza , Rhodes já apareceu no episódio duplo "Fugitivos do Tempo"(Time Fugitives), de X-Men(X-Men AnimateSeries),
com os Vingadores da Costa Oeste na terceira animação do Quarteto Fantático,
na animação do "Homem de Ferro"(1994-1996, 26 episódios), no episódio "Nas Mãos do Mandarin, parte 1"(The Hands of Mandarin, part 1),
ajudando o Homem-Aranha cnta Venom e Carnificina na saga Venon, de "Homem-Aranha: Série Animada(Spider-Man: The Animated Series, 1994-1998, 65 episódios).
Junto do Homem de Ferro em "Incrível Hulk"(Incredible Hulk, 1996-1997, 21 episódios), no episódio "Helping Hand, Iron Fist".
Podem se contar suas participações nos games "Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes"(1998) e Marvel vs. Capcom 2(2000), ambos da Capcom.
No final dos anos 90 aconteceu um hiato para o Máquina de Combate, até parte do início do século XXI.Em 2003 o Máquina de Combate era um dos personagens principais de "The Crew", - de Christopher Priest(Conan, O Bárbaro) e do brasileiro Benedito José Nascimento, mais conhecido como Joe Bennett- que colocava Rhodes ao lado de Josiah "Josiah X" Bradley, filho de Isaiah Bradley( o Captão America negro) e Tigre Branco.
ft
er his 90's Apesar de The Crew ter sido cancelado em 17° número, não barrou o avanço do Máquina, mais um soldado que super- herói, que já havia estrelado a realidade alternativa de "U.S. War Machine"(2001)
Entre outras grandes aparições o Máquina de Combate figura entre os maiores heróis da Terra na série, co-produção França/EUA,"O Quarteto Fantástico"( Fantastic Four: World's Greatest Superheroes , 26 episódios), do Cartoon Network,
Com sua versão Ultimate sendo um maníaco de guerra assassino,
Stark representa bem a honra de Rhodes vestindo uma armadura similar na segunda animação dos Supremos em 2006,
e é a salvação de Stark em "Homem de Ferro "(Iron Man: Armored Adventures", 2009-), da Marvel Animation e Method Animation
Geralmente nos games Máquina de combate é a opção a seu antigo patrão.c
Em Zumbis Marvel, Rhodes foi um dos poucos a escapar da infecção virótica que canibalizou a Terra, embora seu destino seja ignorado, e a queda de Galactus tenha dado um poder desalentador aos zumbis, o Máquina é uma réstia de cambaleante esperança humana.
Na aguardada adaptação para o cinema, o "Homem De Ferro"(Iron Man, 2008), de Jon Favreau, Jim Rhodes está presente, enquanto Máquina de Combate é uma promessa,
que é plenamente sanada em "Homem de Ferro 2"(Iron Man 2, 2010)
Na esteira da "Invasão Secreta", o invasor é repelido, mas os vilões vencem e impõem seu "Reinado Sombrio", a queda de Stark e da tecnologia Extremis dão mais destaque a Rhodes, que ,ao lado de outros justos, é a tênue linha que separa a Justiça da completa corrupção.
Onde o Máquiuna de Combate,do campos de matança da República de Santo Marco - que no passado já havia sido dominada por Magneto e a primeira Irmandade de Mutantes -
as ruínas dos desertos da Aqiria ocupada, um avançado Máquina de Combate é o herói que o povo precisa, contra os carniçeiros que estão no poder, dando esperança aos oprimidos.
Sempre considerei a utilidade de um super-herói, a sua capacidade de melhorar o mundo e o "Máquina de Combate"(War Machine, 2008-2009, 11 números), de Greg Pak(Guerra Mundial do Hulk) e do argentino Leonardo Manco(Deathlok) é realmente um super-herói.
O James Rhodes com o corpo comprometido em pról do poder de fogo para parar os desgraçados que o resto do mundo deixa livres é a própria apoteóse do personagem.
Recentemente recuperado e apresentado como Vingador Secreto,a Marvel ainda apresentou "Iron Man 2.0" , nova revista do personagem, de Nick Spencer(Jimy Olsen) e Barry Kitson(Azrael) que dará a Rhodes uma nova perspectiva, sobre as novas guerras, um inimigo invisível e a forçada evolução ou a morte. Máquina de Combate cederá seu posto ao Homem de Ferro 2.0.


Rhodes sempre persistiu, de um início humilde a um lugar de destaque no panteão heróico, ultrapassando por vezes seu inspirador, a Máquina continuará a funcionar.Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário