sexta-feira, 13 de maio de 2011

Receptáculo Mental - Sexta-Feira 13


Voltando a postar no blog depois de dias doente resolvi criar uma nova categoria, na qual irei postar algumas coisas que estão dentro do meu "Receptáculo Mental". Bom, sem mais delongas vamos ao primeiro assunto que é a Sexta-feira 13.

A Sexta-feira 13 tornou-se um dos dias, assim como o Halloween (mais conhecido como Dia das Bruxas) um dos dias mais temidos pelas pessoas supersticiosas. Para começar está explicação vemos o número 13 que é ligado ao azar ou outros agouros, segundo a numerologia o 13 é considerado um número irregular e tornasse sinal de infortúnio. Existem inúmeros mitos que cercam este dia dentre os mais conhecidos são algumas mitologias e contos, vejamos alguns dos mais conhecidos abaixo:

Os mais lembrados é um conto da mitologia nórdica, que fala sobre um jantar entre 12 deuses. Loki (Deus do fogo, trapaças e discórdia) não havia sido convidado, apareceu disfarçado de uma mulher. Loki usando de suas trapaças fez com que Hodr o irmão cego de Balder arremessasse uma flecha feita de visco para uma determinada região e a região indicada era o coração de Balder (Deus da justiça e da sabedoria) que ao ser atingido caiu morto. Desde então se criou a superstição de que se você convidar 13 pessoas para um jantar  acontecerá uma desgraça. 



Ainda na mitologia nórdica, contasse que Friga a deusa do amor e da beleza, quando soube da conversão das tribos nórdicas e germânicas ao cristianismo transformou-se em uma bruxa, e como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e um demônio, no qual os 13 rogavam inúmeras pragas aos humanos que os haviam traído. 



Dentre outros casos estão:

-> Que o dilúvio aconteceu em uma Sexta-feira 13;
-> Que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica era celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico;
-> Que nas cartas de Tarô, a que se encontra no número 13 representa a Morte;
-> Que a cidade de Mu, teria sido destruída em uma sexta-feira 13, segundo o historiador James Churchward.

Para muitas pessoas o simples número treze é algo que simboliza o azar, tanto que ainda hoje é comum encontrar prédios sem o andar 13, ruas que pulam a décima terceira e países que tiraram o número 13 da loteria federal. Seja qual for à versão oficial ou motivo, o que importa é que seu efeito assusta e seduz a nossa imaginação. Seu mau agouro serve como inspiração para a produção de filmes e músicas no intuito de entreter e assustar. Vemos isso claramente na série de filmes "sexta-feira 13" que conta a história do serial killer Jason Voorhees, que após morrer afogado, volta para assombrar aqueles que se aventuram pela colônia de férias Crystal Lake nas sextas-feiras 13 e ainda para completar a lenda ainda afirma que Jason, teria nascido no dia 13 de junho de 1946, uma sexta-feira 13.


Apesar de ter inspirado bandas pouco conhecidas, como Royal Crown Revue, Wardance, Atomic Rooster e Evil Army, a data foi utilizada pelos integrantes do Black Sabbath para o lançamento de seu primeiro álbum, em 13 de fevereiro de 1970. Ainda neste embalo de lançamentos nesta data estão o escritor Lemony Snicket, que aproveitou a data para lançar o 13º livro de suas "Desventuras em Série", e a produtora de jogos Capcom, que aproveitou o dia para colocar no mercado o game de zumbis "Resident Evil 5".


Bem, vou encerrando por aqui esta postagem, espero que tenham gostado e aproveitem mais está Sexta-feira 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário