quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falando de Tecnologia - Robô anda como um humano e sem requerer energia

Engenheiros criaram um par de pernas robóticas capaz de caminhar como se fosse um ser humano. E elas não precisam de qualquer tipo de motor elétrico ou propelente: a energia responsável pelo movimento do conjunto é proveniente de seu próprio peso – ou, a forma de energia mais abundante e gratuita do mundo, a gravidade. As aplicações do sistema podem ajudar pessoas com problemas de locomoção.

O meio-robô – são só as pernas – foi criado por técnicos do Instituto de Tecnologia de Nagóia, no Japão (tinha que ser, né). As pernas são chamadas de BlueBiped e seu funcionamento se inspira diretamente na fisiologia humana. Elas são feitas de alumínio e, para iniciarem um passeio, tudo que é preciso é um leve empurrão.

Elas reproduzem o princípio mecânico que orienta a nossa caminhada. É o princípio de “queda” controlada, que transfere o peso de um lado para outro, tudo com a onipresente participação da gravidade. É este peso indo de um lado a outro que provoca o movimento da outra perna, e assim sucessivamente. Para entender melhor, você pode associar este princípio com o movimento do pêndulo.

No ano passado o protótipo andou muito mais do que muito humano saudável por aí. Fez uma jornada de 13 horas continuas, num passeio que somou cem mil passos consecutivos e compôs um trajeto – na esteira – de 15 km. Atualmente a equipe trabalha num conceito de exoesqueleto usando a tecnologia dessas pernas robóticas para, quem sabe, um dia equipar humanos com problemas de locomoção.

Veja as pernas mecânicas em ação:



Fonte: Slashdot

Nenhum comentário:

Postar um comentário