Ferramenta criada pelos fundadores do Kazaa e Skype chegará na próxima segunda-feira pela Oi
O Rdio, serviço de streaming criado no ano passado pelos mesmos fundadores do Kazaa e Skype, será lançado na próxima segunda-feira, 31, no Brasil. Quem traz a ferramenta para o País é a Oi, que quer valorizar seus smartphones e planos de internet com pacotes especiais para o acesso às 12 milhões de músicas do catálogo do Rdio. O nome brasileiro é “OiRdio”.
O Rdio foi criado em 2010. Ele é um site de streaming simples e funcional – um player do lado esquerdo mostra o que está sendo tocado. É possível navegar pelo conteúdo dos artistas, discos, ou de usuários específicos, que atuam como formadores de opinião. O conteúdo pode ser organizado em playlists, ou ‘rádios’, de artistas ou desses usuários.
O catálogo, segundo Guenzburger, é basicamente feito de músicas de grandes gravadoras de fora do País. “Todas as grandes estão lá”, explica. A Oi também está negociando com gravadoras, editoras e autores brasileiros para ‘disponibilizar conteúdo local’. Hoje há cerca de 12 milhões de músicas no acervo.
O Link navegou pelo conteúdo e encontrou uma boa diversidade de artistas e discos – mesmo entre os brasileiros. Há lacunas em música alternativa e discos mais obscuros de artistas conhecidos, mas o acervo é extenso. A funcionalidade de seguir ‘formadores de opinião’ ajuda os novatos a se localizarem na rede.
Aplicativo
A Oi quer focar o serviço em sua versão mobile. O aplicativo OiRdio sincroniza as músicas para o celular – assim é possível acessá-las mesmo offline. A funcionalidade é fundamental em um país em que o 3G é lento e falho, como o Brasil. Problemas na rede poderiam significar o fracasso de um serviço de streaming por celular, por isso a solução foi inovadora. O app estará disponível para iPhone, Android, Blackberry e Symbian.
“É possível que a gente tenha pacotes com outros serviços”, diz Guenzburger. “O preço tem muito a ver com o custo. O valor percebido nas pesquisas é alto, o cliente está disposto a pagar por isso”, acredita o executivo.
O Rdio não é exclusivo para os clientes da Oi, mas haverá promoções para fidelizá-los. São dois planos de assinatura: só web (R$ 9) e web e celular (R$ 15).
O serviço será lançado na próxima segunda-feira, 31, e é possível experimentá-lo gratuitamente por uma semana. Conheça: http://www.oirdio.com.br
Postagem original: Link - Estadão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário