sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Resenha do filme: O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum, 2007)


Bazzinga nerds, esta é mais uma resenha critica de filme, e o escolhido de agora é O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum) é uma produção estadunidense e alemã do ano de 2007, sendo um dos destaques do gênero aventura no mesmo ano foi dirigido por Paul Greengrass, sendo baseado no romance de Robert Ludlum intitulado com o mesmo nome. O longa foi produzido por Patrick Crowley, Frank Marshall, Paul L. Sandberg e Doug Liman que dirigiram o primeiro filme da série, a Identidade Bourne (The Bourne Indentity)

Apesar de todos os três filmes serem muito bem recebidos pelos críticos, apenas o Ultimato Bourne foi indicado ao Oscar, vencendo nas categorias de melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som


Jason Bourne é uma arma humana criada e perseguida pela CIA. Após sua última aparição, ele decidiu sumir definitivamente e esquecer sua antiga vida de matador. Entretanto, uma matéria em um jornal de Londres especulando sua existência, faz com que ele se torne um alvo outra vez. O projeto Treadstone, que deu origem à Bourne, já não existe mais, porém serviu de base para um novo projeto: o Blackbriar, desenvolvido pelo Departamento de Defesa. O Blackbriar desenvolve uma nova geração de matadores treinados, o governo acredita que Bourne é uma ameaça e deve ser eliminado imediatamente. Ao mesmo tempo, Bourne vê neles a oportunidade de descobrir quem realmente é e o que fizeram com ele enquanto o Treadstone esteja ativo. Agora, Bourne conta com a ajuda de Nicky Parsons e Pamela Landy para isso.


Contando com um elenco de primeiro escalão se tratando de Hollywood, o longa nos mostra como ainda é possível fechar uma trilogia de filmes de conspiração com qualidade e acima de tudo sem perder sua real essência. Sendo muito superior, aos demais filmes da série Greengrass mostra como fazer um filme com ação do inicio ao fim sem percebermos o tempo passar.

Com cenas muito bem construídas e uma montagem de sons e imagens impecáveis, você facilmente mergulha no universo Bourne, durante todo o filme você transpira, luta, corre, descobre e principalmente sente a tensão e adrenalina presente no personagem graças a atuação brilhante de Matt Damon. Damon consegue brilhantemente se transformar no personagem e atuar com grande tranqüilidade durante todo o filme, me dando a percepção de que o papel de Jason foi criado especificamente para ele.


Para aqueles que gostam de se aprofundar um pouco mais nos personagens vale lembrar quem em o Ultimato Bourne temos um clássico Anti-Herói como personagem principal, tentando fugir de um sistema poderoso e teoricamente invencível. Ao contrário de outros filmes Bourne não usa armamentos de última geração ou tecnicamente impossíveis de existir, mas utiliza algo muito bem explorado pela saga que é a inteligência, a força e suas habilidades para encontrar aquilo que ele busca. 

Vale também parabenizar os roteiristas do filme (Tony Gilroy, Scott Z. Burns, George Nolfi e o próprio Robert Ludlum) que conseguiram fazer um roteiro que desenrolou toda a trama sem deixar pontas soltas e unindo principalmente à ação com a inteligência, algo raro nos filmes atuais.


O Ultimato Bourne é um grande exemplo de que é preciso estar atento a cada detalhe, seja atores, personagens ou a própria trama. Tudo circula de um modo inteligente, mesmo em momentos de ação, ela conta com uma conseqüência de algum ato anterior, com eficientes passagens entre o passado e o presente, principalmente.

Bem, vamos falar um pouco dos defeitos presentes em o Ultimato Bourne, dentre os pequenos defeitos estão com rivais que nem sempre estão com os mesmos ferimentos e algumas sequências que por serem tão rápidas acabam confundindo e não convencendo o real sentido da perseguição. Mas, por serem tão poucos detalhes ruins são facilmente superados pela contagiante e frenética trama.


Sem se prolongar muito vamos a parte final desta resenha. Como vocês devem ter percebido eu já indico vários pontos positivos na série de filmes Bourne considerando uma das novas e revolucionárias séries dos últimos anos, e um final para se ver e rever sem hesitar, o Ultimato Bourne não é um filme é bom, é ótimo, sendo o melhor dos três e segundo minha perspectiva é uma das melhores produções de ação em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário