segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Verbum - Sugestopédia

   Em 1978, a pedido do Ministério Búlgaro da Educação, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura - enviou 20 especialistas a Sófia, capital da Bulgária, para averiguar e analisar a metodologia e resultados que a Sugestopédia já estava tendo naquele país. Lá, os enviados da UNESCO permaneceram de 11 a 17 de dezembro de 1978, havendo depois publicado o relatório final em dezembro de 1980, chegando às seguintes conclusões (textos abaixo traduzidos do relatório original em francês - link aqui http://unesdoc.unesco.org/images/0004/000433/043398fo.pdf):


1. Há um consenso de que a Sugestopédia  é um método pedagógico superior para várias disciplinas e diferentes tipos de estudantes, quando comparada a métodos tradicionais. Nós chegamos a este consenso, seguindo um estudo da literatura de pesquisa, após termos ouvido os depoimentos de peritos internacionais, observado filmes que retratam cursos de Sugestopédia , e aulas, nas quais a Sugestopédia foi aplicada.

2. Deveriam ser criados padrões de treinamento com certificação para o desenvolvimento, ensino e aplicação da Suggestopedia.

3. Deveriam ser usadas categorias diferentes de competências de professores para refletir níveis crescentes de ensino e desempenho em certificação da Ciência.

4. Deveriam começar o treinamento de professores em Sugestopédia o mais cedo possível.

5. Uma Associação Internacional para Suggestology e Suggestopedia deveria ser estabelecida junto à UNESCO para a afiliação dos professores e trainers, com a orientação do Dr. Georgi Lozanov para coordenar as pesquisas, treinamentos, estudos, publicação de resultados, etc. A UNESCO apóia todas as atividades propostas de acordo com o regulamento internacional de educação.

Grupo de especialistas da UNESCO

Especialistas da UNESCO e Dr. Lozanov (2o. da direita para a esquerda)

Método Sugestopédico


    Método para ensino de línguas inspirado em técnicas de relaxamento yoga. Esse método inclui conceitos da psicologia do desenvolvimento, teoria da aprendizagem, procedimentos de ensino de línguas. Baseia-se na ideia principal de que línguas podem ser melhor aprendidas em sessões caracterizadas por relaxamento mental, ambiente confortável, música ambiente, leitura de diálogos com ênfase na memorização de vocabulário, uso freqüente da língua materna para discutir significados e prática de exercícios de tradução, pois acredita-se que a comparação entre as línguas ajuda na ampliação do vocabulário. O professor tem papel central de autoridade, organiza as aulas dentro do contexto de arte, música, drama e literatura e os alunos assumem papéis e novas identidades que interpretam ao longo do curso. O mesmo que SUGESTOPÉDIA.
V. tb.: Abordagem, Metodologia, Método e Método Audiolingual.

Quem é o Autor?


Um psiquiatra búlgaro chamado Georgi Lozanov desenvolveu o método-sugestopédico, em 1960. Ficou internacionalmente conhecido por desenvolver a Sugestopedia, uma teoria de aprendizado e ensino que se baseia nos seus estudos do começo dos anos 60 acerca do poder da sugestão, que mais tarde denominou Sugestologia. Suas teorias foram examinadas pela UNESCO nos fins dos anos 70 e se mostraram efetivas. A Sugestologia acelerou o movimento do aprendizado no Ocidente, e várias técnicas foram adicionadas a ela, como controle da respiração, a visualização, o biofeedback, entre outras. O método é voltado ao aprendizado acelerado - de idiomas, principalmente - onde faz aquisição a um aprendizado passivo similar ao da hipnose e comunicação subliminar; vinculando a música barroca como plano de fundo. É possível ainda decorar cerca de 100 palavras em menos de uma hora, com o superlearning.

Será mesmo possível?! Comentem!

Abraço

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