quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Falando de Tecnologia - O blackout é pra hoje, minha gente!

Há uma forte movimentação em sites nascidos nos EUA contra o SOPA, a famigerada legislação em trâmite no Congresso norte americano que, se aprovada, promoverá uma caça às bruxas contra sites que colaboram e/ou fazem vista grossa à pirataria — ou assim dizem os responsáveis pelo projeto; na prática, o receio é de que isso é apenas um pretexto para instaurar a censura na web.

Escolheram o dia 18 de janeiro, hoje, para promover uma série de blackouts e protestos online. A lista é grande e já conta com nomes de pesos, como alguns citados a seguir.

O Reddit vai parar o site durante 12h, substituindo os tradicionais links para memes, piadas, vídeos e imagens interessantes por outros que explicam o porquê do SOPA ser tão maléfico e relacionados.

Jimmy Wales, bem humorado no Twitter:

    “Alerta aos estudantes! Façam seu dever de casa mais cedo. A Wikipedia protestará contra leis más na quarta-feira! #sopa”

A Wikipedia, apenas a versão inglesa, “fechará as portas” por 24h. E depois ainda vem pedir esmola :-P

Também no Twitter, Markus Persson confirmou que o site de Minecraft e de sua desenvolvedora, a Mojang, farão parte do blackout. Outro jogo que ficará indisponível amanhã em protesto ao SOPA será o do MMORPG Firefall.

A rede de sites Cheezburguer também será tirada do ar. No caso do Scribd, site que recebe e exibe documentos, os mais de um bilhão deles “sumirão”, palavra por palavra, aos olhos dos usuários na quarta. Uma mensagem explicando o motivo disso surgirá para os usuários:
    “O Congresso está empurrando uma legislação que ameaça o futuro da Internet. Com essa legislação em vigor, domínios inteiros como o Scribd podem simplesmente ser banidos da web. Ligue ou escreva para seus Representantes ou Senadores para PARA o SOPA e o PIPA.”

PIPA é outro projeto de lei com escopo semelhante, mas menor força, que tramita no Congresso.
O objetivo da remoção desse time de peso da web por um dia é mobilizar as pessoas a ligarem para o Congresso e se posicionarem contra o SOPA e o PIPA. É bem provável que a iniciativa surta algum efeito, apesar das críticas. Dick Costolo, CEO do Twitter, por exemplo, disse que tirar um serviço global do ar por um dia inteiro em resposta a uma problemática interna, de um país, é “bobagem”. Em meio à polêmica, Matthew Prince, da CloudFare, um sistema de CDN, avisou ao PandoDaily que eles colocaram no ar uma alternativa “menos boba”, que não derruba o site, mas faz o protesto censurando algumas palavras. A quem se interessar, está aqui.

Prepare-se, talvez hoje sejaum dia diferente na web.

Fonte: GEMIND

Nenhum comentário:

Postar um comentário