terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dentro da Mochila - Negado pelo uso de drogas

Com o fim do uso do nefasto selo de censura, o Comic Code Authority, alguma coisa do passado impedido volta a tona, o editor executivo da Marvel Comics, Tom Brevoort, é um dos responsáveis por trazer a luz algumas preciosidades da história da editora no tumblr The Marvel Age of Comics. Um dos mais notáveis exemplares rejeitados pelo Código de Ética dos Quadrinhos foi mostrado: uma página da aclamada fase aúrea da série do Demolidor com Frank Miller, a página nunca publicada de Miller e Klaus Janson destaca o Justiceiro.
A página deveria ter saído entre as edições 167 e 168 do título Daredevil, em 1980, mas com a rejeição o roteiro teve que ser retrabalhado por Miller, o que fez a história sair dois anos depois, nas edições 183 e 184 - ou em Superaventuras Marvel 31 e 32(1985), no Brasil -.

A imbecilidade do Código de Ética se vez valer pela trama envolvendo uso de drogas, a capa fazendo referência aos tóxicos também nunca foi publicada, embora a história continuasse mantendo as drogas. Visto como um entrave inutil e uma instituição confusa e não funcional, a Marvel Comics foi a primeira editora a para de se submeter ao Código em 2001, a DC Comics só abandonaria a supervisão do Código em 2011, criando para si uma classificação própria.
Em Setembro de 2011 a Comic Book Legal Defense Fund - ou CBLDF - associação criada para proteger a liberdade de expressão nas HQs adquiriu os direitos sobre o selo, que na prática não funcionava mais, decretando o fim da censura nascida em 1954.
Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário