sábado, 18 de fevereiro de 2012

Falando de Tecnologia - Suíça desenvolve satélite para limpar detritos espaciais

 
Cientistas suíços afirmaram nesta quarta-feira (15) que planejam lançar em breve um "satélite zelador”, concebido especialmente para se livrar do lixo espacial, detritos que estão na órbita da Terra e que podem causar danos graves e onerosos para outros satélites e naves espaciais.


Ao custo de US$ 11 milhões, o projeto foi chamado de CleanSpace One e o protótipo de uma família de satélites deste tipo já está em construção no Centro Espacial Suíço, com o Instituto Federal Suíço de tecnologia, em Lausanne.

Seu lançamento está previsto para acontecer em até cinco anos e suas primeiras tarefas serão pegar dois satélites suíços que foram lançados em 2009 e 2010 e serão desativados.

Segundo a Nasa, existem mais de 500 mil peças de foguetes, satélites e outros detritos orbitando a Terra. Eles viajam a velocidades muito altas, o que é suficiente para destruir ou causar danos caros a outros satélites e naves espaciais. Colisões, por sua vez, geram mais fragmentos que flutuam no espaço.

Nova tecnologia

Os pesquisadores afirmam que construindo um satélite significaria desenvolver uma nova tecnologia para resolver três grandes problemas. A primeira barreira tem a ver com a trajetória, já que o satélite tem de ser capaz de ajustar o seu caminho para corresponder ao seu alvo.

Em seguida, o equipamento tem que estabilizar os detritos a altas velocidades. Os cientistas estudam a aderência de plantas e animais para que sejam capazes de fazer isso. E finalmente, um satélite da família CleanSpace terá de guiar os detritos de volta à atmosfera da Terra, onde o lixo queimará na reentrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário