quarta-feira, 14 de março de 2012

Puxando a Brasa pro meu Lado #30 - Dr. House - Um guia para a vida

Calma, galera... to acabando a postagem dos espadachins. No momento, gostaria de relatar um best-seller do gênero de auto-ajuda.



Opa! Bier lendo auto-ajuda? Não é bem por aí... é mais uma pequena fissura (existe?) pelo personagem. E se ele pode ensinar algo, melhor...


Pra quem não sabe, a FOX exibe a série baseada em um hospital munido de nada menos do que o Dr. Gregory House, um homem usando sempre roupas amarrotadas, cabelo desarrumado, olhar sério e uma bengala o ajudando a andar... sem contar sua linha de raciocínio, sempre dotada de sarcasmo, ironia e humor... um humor bastante peculiar.

O livro Dr. House - Um guia para a vida - é uma auto-ajuda extremista, que tenta ensinar a manter a auto-estima em baixa e cessar fogo na guerra que é a busca pela felicidade.

Na introdução da obra encontramos um teste "quanto há de House em você", mostrando quanta necessidade você, como leitor, tem de receber a doutrina do Dr.

Usando House como exemplo máximo da causa (renunciar a ideia de tentar ser feliz), o livro usa situações do seriado, frases do protagonista, e explicações metódicas quanto ao universo que o cerca.

Tais explicações incluem citações de episódios e (re)ações de House sobre o maior enigma do mundo: o humano.

"Eu tenho uma bengala e sei como usá-la!" - Embora qualquer pessoa possa julgar House como grosseiro, há de se tentar entender o que o leva a tal título: ele é um homem solitário que escolheu dar as costas ao mundo antes que o mundo desse as costas a ele.

"[quando ouve] High Hopes de Frank Sinatra, House chega em casa e olha para a secretária eletrônica, que indica doze mensagens recebidas. House começa a cantarolar essa música, que reflete a sua vitória por ter alguém girando à sua volta." -  ou seja, tente ser marcante de forma que as pessoas precisem de você. Pessoas gostam dos menos acessíveis, pois elas só querem o que não têm.

House não tem simplesmente orgulho por ser ateu, mas só se dá por contente se: a) o paciente desistir de deixar tudo nas mãos de Deus; b) o paciente passar a jurar que House é Deus ou c) o paciente desistir completamente da crença em Deus.

Polêmico? Nem tanto. Para ele, mais vale o paciente se concientizar do que ele é capaz, não com mensagens de auto-ajuda, mas explorando a estupidez. Você, como novo doutrinado, não sairá por aí rotulando as pessoa como "idiotas" ou "imbecis", mas tem o dever, por ser quem você é, de fazê-los se sentirem assim.

Auto-ajuda não é perda de tempo? E quanto ao valor literário dos textos contidos nos livros?
Tudo que eu tenho a dizer é: e daí que não haja valor literário? O importante é ler algo que proporcione pelo menos, das duas, uma:
a) Acrescente uma lição; (ou)
b) Seja divertido.


No meu caso, veio pacote completo!
House - Um guia para a vida - Ed. Lua de Papel.
"Para a única pessoa que nunca falhará...
Para mim!"

(Citações do House em breve. Por aqui, e/ou no meu blog pessoal.)

Be The Doctor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário