quarta-feira, 14 de maio de 2014

Após Final Fight - Puxando a Brasa pro meu Lado

A cidade de MetroCity!!! (Lembram do narrador das meninas superpoderosas? Ficou igual, né?)
Assolada pelas gangues, a situação das ruas tornou-se insustentável para as autoridades locais. O prefeito Haggar, ex-lutador de luta-livre, declarou à população: todo o apoio, mesmo do cidadão comum, será bem-vindo. Como troco, uma das maiores gangues locais, a Mad Gear sequestrou Jessica, sua filha.

Desesperado, Haggar telefona para seu amigo Cody, que por sua vez convida seu amigo Guy. É hora de fazer justiça com as próprias mãos. Os três saem às ruas. Haggar sabe que essa pode ser sua Luta Final.

E, como você deve estar imaginando, eles conseguiram.
Mas o que aconteceu com o grupo, depois de ter desmantelado a Mad Gear?
Mike Haggar - descobriu que o líder da Mad Gear era um alto executivo da cidade. Haggar conseguiu desmascará-lo e usou todo o seu poder como prefeito para desfazer a maldade imposta sobre Metrocity. Após isso, Haggar voltou aos ringues de luta-livre e abriu sua própria academia.

Analiticamente falando, Haggar seria o protagonista, mas o personagem perdeu em carisma para os outros dois nas épocas áureas de Final Fight. Embora ele sempre tenha participado da série, ficou um tanto comparável a Zangief (de Street Fighter, claro), chegando a ganhar golpes como o famoso pilão giratório (em Final Fight 2). Participou ainda de "Saturday Nights" ou "Slam Masters" - um jogo de luta-livre da Capcom que chegou à segunda edição, Haggar entrava no ringue com músicas do FF de fundo e, quando vencia, era abraçado por Jessica. Depois Haggar participou de Marvel vs Capcom 3, provavelmente o jogo em que mais agradou seus fãs, dadas às variedades de golpes.

Cody Travers - Acabou revelando seus sentimentos por Jessica após salvá-la. Cody só queria salvá-la, sem recompensa, mas Guy o impede de ir embora sem dizer nada. Final Fight 1 termina com um beijo entre Cody e sua amada. No entanto, os anos passam e, mesmo com a Mad Gear destruída a cidade continua violenta. Cody saiu às ruas e continuou fazendo justiça. Mas esse é um trabalho da polícia, e Haggar, que permitia que cidadãos ajudassem nessa tarefa, já não era mais o prefeito. Resultado: Cody foi preso, fugiu algumas vezes (como em SFAlpha3) e conseguiu a condicional (em Final Fight Streetwise).
Cody ficou com o papel de protagonista por questões bastante lógicas: era um personagem mais fácil de jogar, tinha porte mais humilde, enfim: tinha mais identidade com o público gamer. Cody ainda fez uma aparição em SFAlpha2 (no cenário de Guy) e em Marvel vs Street Fighter (dentro de um Shopping). Seu retorno em Street Fighter Alpha 3 fortaleceu a ideia de que era "o injustiçado do grupo" e agradou alguns fãs, mas não muitos, já que seus movimentos foram limitados pelas correntes da prisão.

Guy - Depois de descer a porrada em muito bandido (e no Cody também), Guy partiu para o Street Fighter, atrás de inimigos maiores. Reencontrou Rolento, Sodon e, após dar uma bela sova em Bison, Guy continuou sua sede de descer a lenha em seu mestre. Após tornar-se herdeiro legítimo do estilo Bushin, começou seu próprio templo ninjutsu e, posteriormente, tornou-se líder da Yakuza local. As gangues derivadas de japoneses de Metro City temem por seu nome, já que Guy zela pela ordem do local, ou seja, o bairro todo.
Guy teve uma grande aluna: Maki, que teve sua participação em Final Fight 2 e em Capcom vs SNK 2, que está à procura dele... não se sabe exatamente o motivo pelo qual ele a deixou.
Embora seja o mais interessante personagem, na minha humilde opinião, é o personagem que mais carece de fontes. Curiosamente, em Final Fight, ele é japonês. Em Street Fighter, ele é americano.

BE THE FIGHTER!
_____________________________________________
Talvez você queira ler também:

Power Athlete (clone do Street Fighter)
10 maiores vilões dos games
Nestis ainda vive? (vilões da SNK)
10 Séries de Games que vale a pena conhecer (mais de 8 mil leituras)
10 lutadores favoritos de Street Fighter do Bier (o texto mais chato do Bier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário