quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nerd News - Nova roupa espacial da NASA



A NASA apresentou uma nova versão de roupa espacial, que seus astronautas deverão usar a partir de 2014. A agência espacial norte-americana está em um momento de indefinição, não tendo ainda oficializado se sua próxima grande missão será a um asteroide, a Marte ou mesmo o estabelecimento de uma estação espacial lunar. Por isso seus engenheiros estão tendo que pensar em todas as possibilidades.

"É como sair de férias sem saber se você está indo para a Antártica, para a praia ou visitar museus," disse Amy Ross, do Centro Espacial Johnson.

O resultado desse esforço para construir uma roupa espacial polivalente é a Z-1, que possui todo o aparato necessário para flutuar no espaço, andar na superfície da Lua, de Marte ou de um asteroide, e suportar a radiação do espaço profundo.


A grande inovação da roupa espacial é ter seu próprio ambiente de pressurização, o que elimina a perda de ar nas saídas das naves ou estações espaciais para o espaço. Isso significa que a roupa espacial pode ficar dependurada do lado de fora da estação ou do veículo espacial, já que o astronauta entra nela pela parte superior. Para ganhar mobilidade, a roupa recebeu rolamentos na cintura, quadril, pernas e tornozelos.



Outra novidade é o deslocamento de todo o suporte de vida para uma mochila, chamada PLSS 2.0 (Portable Life Suport System - sistema de suporte de vida portátil). A mochila permite que o astronauta fixe-se na parte externa de veículos espaciais, tanto no solo quanto no espaço, para recarregar seus suprimentos, permitindo a execução de missões mais prolongadas. Uma vez conectado ao veículo, o astronauta pode também passar para o interior do veículo, e de lá de volta para a roupa espacial, de forma rápida e sem desperdício de recursos.


Os engenheiros da NASA estão agora trabalhando na adaptação das diversas ferramentas que os astronautas usam, tornando-as compatíveis com a nova roupa espacial Z-1. "Nós estamos fabricando uma grande quantidade de ferramentas para a nossa caixa de ferramentas. Nos pediram para fazermos tudo o mais flexível possível," disse Ross, revelando as indefinições na agenda da NASA.

Pode parecer brincadeiras, mas apesar das inúmeras modificações e melhoramentos que as novas roupas espaciais estão tomando, elas ficam cada vez mais parecidas com as feitas em filmes, desenhos ou videogames. Se você tiver uma boa memória ao ver essa roupa irá associar rapidamente a nada mais, nada menos que Buzz Lightyear. Veja abaixo a imagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário