quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Receptáculo Mental - Top 10: Cursos que um técnico em segurança do trabalho deveria ter

1º Curso de Primeiro Socorro
Por estar na grade curricular dos cursos de TST, poucos técnicos dão atenção a esta modalidade, mas já passou por um momento que ocorreu um acidente de trabalho? você junto com os enfermeiros e médicos do trabalho (se a empresa tive-los) serão os primeiros que todos irão solicitar ajudar, então sempre se mantenha atualizado, uma vida pode depender de você.
-------
2º Cursos de gestão integrada como ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001!
Para quem almeja um trabalho em uma grande nacional ou mesmo multinacional, é muito importante buscar especializações nas ISO's e OHSAS, além de destacar seu currículo, lhe dará chances maiores de remuneração!
-------
3º Curso de elaboração de PPRA
Se no seu curso e no estágio não fez nenhum PPRA, é bom estudar a possibilidade de fazer um curso de elaboração de PPRA, pois um dia com toda certeza uma destas irá cair nas suas mãos.
-------
4º Curso de Higiene Ocupacional
Esse faz parte da grade curricular do curso de todos os TST, mas com aumento das fiscalizações e das normas que classificam e especificam a higiene ocupacional é bom começar a pensar na possibilidade de especializar nesta área.
-------
5º Curso de Brigada de Incêndio ou Bombeiro Civil
No curso de CIPA temos que ministrar prevenção e combate a incêndio. É tema obrigatório, a menos que na sua empresa não tenha risco de incêndio o que é raro. Então um cursinho nesta área nunca é demais.
-------
6º Cursos Específicos de NR e ou NBR's
Se você busca atuar em uma área que existe uma modalidade especifica de trabalho que se encaixe e duas ou três NR's e NBR's nunca é demais manter atualizados seus cursos nessas áreas, que podem abrir muitas portas para futuros empregos.
-------
7º Curso de informática
O TST precisa saber pelo menos o básico para poder fazer um PPRA, criar um banner, uma placa de sinalização, orientação. Então precisará saber usar um computador e suas ferramentas básicas.
-------
8º Curso de inglês ou língua estrangeira
Se pretender concorrer à vaga de trabalho em multinacionais ter um curso de inglês é básico. Se a empresa não utiliza especificamente o inglês, mas outra língua e você almeja muito um emprego em um empresa deste porte, é melhor correr atras de uma segunda língua, pois isso pode fazer a diferença na sua contratação!
-------
9º CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
É importante que todo TST tenha CNH. Pode acontecer e acontece muito de o TST de em uma emergência você tenha que utilizar de um veículo particular ou da empresa, então para a agilidade isso sempre entra em conta.
-------
10º Um curso de oralidade ou atendimento ao público
Por si só, no chão de fábrica o técnico sempre tem a fama de ser um cara chato, mau humorado e com cara de poucos amigos, por tanto é sempre importante saber lidar com humanos, nas situações boas e ruins, para isso dominar bem a linguagem e ser um  profissional bem visto é sempre bom fazer um cursinho para aprender algo nesta área, não menos importante, que é sua apresentação diante de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário