sábado, 30 de maio de 2015

Confronto: Cadmus versus Shield - Puxando a Brasa Pro Meu Lado


Se você já lia quadrinhos da Marvel e da DC nos anos 90, certamente deve ter visto alguns crossovers da patrocinados/adaptados pela editora Abril.

Por razões óbvias, o que nunca se viu foi um crossover entre as potências militares dos quadrinhos. É com muito orgulho que o NOWL coloca em Confronto as duas referências:
No lado esquerdo, pesando 30 toneladas em criptonita, C.A.D.M.U.S. (DC).
No lado direito, pensando 94 toneladas em seu porta-aviões, S.H.I.E.L.D. (Marvel Comics).


C.A.D.M.U.S.










Critérios


S.H.I.E.L.D.

O Projeto Cadmus é um setor do governo norte-americano no Universo DC criado por Jack Kirby, ainda apresentado como Projeto DNA em Superman´s Pal Jimmy Olsen #133 (Outubro de 1970).

Idade, Tradição
e História
(fora das HQs)

Criada por Stan Lee e Jack Kirby, teve sua primeira aparição em Strange Tales #135 (Agosto de 1965), sob o título "Divisão de Logística, Aplicação e Intervenção Estratégica Interna". Em 1966 a sigla ganhou o significado atual.
O CADMUS é uma iniciativa do governo americano. Temendo o poder que heróis como a Liga da Justiça têm por todo o mundo, suas manobras de Espionagem, Pesquisa e Combate são voltadas à Manutenção da Ordem e à Igualdade, mesmo para os super-seres.



Prioridades
Inicialmente, Contraespionagem e manutenção da Lei, como uma agência acima da CIA e do FBI. Tempos mais tarde, a SHIELD passa a ser parte de uma divisão da ONU e da OTAN, dado seu poderio. Em seus últimos atos, a SHIELD era a solução extrema para casos que exigem intervenção da ONU.
Dificilmente um agente do CADMUS irá se identificar. Seu treinamento em matéria de espionagem e planejamento à longo prazo sempre valeram a pena. O CADMUS conhece a identidade de vários heróis, embora jamais tenha assumido isso publicamente. Entre os grandes feitos do CADMUS estão o roubo do banco de dados da Liga da Justiça.



Discrição
e
Espionagem
Discrição não é uma palavra que define muito bem as ações da SHIELD. Talvez porque espionagem sem ação seja um tanto sem-graça, mas a SHIELD peca pelo número de agentes em campo e faz alarmes muito espalhafatosos. Os mais discretos foram Clint (Gavião Arqueiro, como atirador de elite), Natasha (Viúva Negra), e Maria Hill (raramente agente em campo).
O CADMUS já foi usado por alguns super-vilões para que se obtivesse alguma informação privilegiada, mas jamais foi derrubado por conspirações internas, tampouco sua estrutura já foi abalada por alguma tentativa interna.

Tentativas
de
Sabotagem
A SHIELD já foi a vítima das suas próprias sagas numerosas vezes. A pior delas apareceu no filme Capitão América – O Soldado Invernal, que deixou claro que SHIELD é apenas uma máscara da organização nazista HIDRA.
Por se tratar de uma organização muito discreta, suas ações mais pesadas foram direcionadas a lugares desertos ou inabitados, todos acobertados pelo governo americano.

Custos
ao
Estado
Devido às missões que envolvem ações extremas, a SHIELD já transformou cidades em campos de batalha. Geralmente Nova York é a mais retalhada, mas também pela presença de super-heróis e pela necessidade de ativar os Vingadores.
O CADMUS tem um fornecedor incomum: a LexCorp. Além disso, ela também já “pirateou” alguns itens do Batman. Já nas pesquisas, o CADMUS investe mais em mutações biológicas, e até um pouco da área espacial, com apoio da NASA.

Tecnologia
e
Pesquisas
A SHIELD tem seus próprios laboratórios de pesquisa e avanço tecnológico, conta com o auxílio de Hank Pym e de Tony Stark, e ainda possui sua própria linha de armas e defesas que levam seu selo.
Amanda Waller, já líder do Esquadrão Suicida, com um doutorado em ciências políticas e membro ativo e influente do Congresso Americano.
General San Lane, que, com ajuda de Lex Luthor, coordenou a pesquisa de controle de Apocalypse. Além disso, ele mesmo experimentou um soro mutagênico que o deixou semelhante ao bichão que matou o Superman.



Líderes
e
Ícones
Nick Fury, espião, agente em campo, membro coordenador e consultor da SHIELD.
Maria Hill, agente estratégica, raramente em campo. Assume as funções de comando na ausência de Nick Fury.
Tony Stark – um dos mais inteligentes homens da Marvel, na esperança de tornar-se Ministro da Defesa Norte-americana, aceita o cargo de diretor.
Se usar todo o poderio de fogo, o CADMUS deteria apenas uma parte do poder da SHIELD como agência mundial. Mas, se redimensionar a SHIELD para agência americana, seria um duelo mais justo.


Confronto
 Direto
A SHIELD tem armas, veículos e engenhocas que a colocaria algumas décadas à frente do CADMUS. Consideremos a SHIELD apenas americana, seu armamento e o treinamento de seus agentes significariam a vitória (não muito fácil).
O CADMUS precisaria de alguns anos de estudo para começara intervir nas atividades da SHIELD. Mas como o padrão de espionagem é alto, o CADMUS venceria destruindo a SHIELD de dentro para fora.

Conflito
Indireto
A SHIELD cedo ou tarde, partiria para a ação. Digamos que as chances da SHIELD vencer na mesma estratégia do CADMUS é 33% menor, dados os históricos das duas organizações.
Sem Amanda Waller e San Lane, o CADMUS continua seus projetos sempre mantendo-se oculto. Não se sabe muito mais sobre o futuro após a aposentadoria de suas principais figuras públicas.




Legado
A SHIELD serviu de modelo para várias outras organizações:
STRIKE – Agência do Reino Unido.
SWORD – Agência para assuntos extraterrestres.
Euromind – Divisão européia da SHIELD.
ARMOR – Divisão secreta para controle de zumbis e outros contágios de periculosidade mundial.
SAFE – Divisão Norte-americana da SHIELD (ONU).
HAMMER – a nova SHIELD, sob comando de Norman Osborn.


Amanda Waller não curtiu isso.
C.A.D.M.U.S. 6 x 7 S.H.I.E.L.D.
É... ser promovido de organização nacional para mundial não é pra qualquer divisão do governo, não é?

Você curtiu o confronto? Deixa sua opinião aí nos cometários!





___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário