domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dentro da Mochila - Bark At The Moon

Com grande alarde, a Marvel Comics anunciou para Junho o evento "Big Shots!", que consistirá em três lançamentos simultâneos de séries que se tornarão regulares nas bancas envolvendo três heróis urbanos da editora, o Demolidor, já restabelecido da "possessão" de sua liderança no Tentáculo, o Justiceiro , plenamente recuperado de sua experiência da controversa fase shellyana, e o Cavaleiro da Lua.
Existem personagens que não dão certo, ou funcionam em determinadas épocas de êxito intrínseco a esta fase de tempo para depois cair no limbo onde por mais que tente nunca conseguira sair, só subexistindo através de pequenos fôlegos esporadicamente. Um desses personagens é o Cavaleiro da Lua.

O personagem criado por Doug Moench (Falcão Negro) e Don Perlin (Motoqueiro Fantasma), teve sua estréia na revista Werewolf by Night #32, de agosto de 1975,
Marc Spector, que já ganhou a vida como boxeador, fuzileiro naval e mercenário, vigiava a cidade no noite enluarada com sua capa de um branco impecável esvoaçando ao sabor do vento metropolitano infestado com o fedor da vilania a qual iria caçar, parecia que não tinha como dar errado.O homem que entrou para a vida de super-herói após encontrar o templo do deus egípcio da Lua, Khonshu, que se tornaria uma espécie de patrono do vigilante, de fato deu certo por um tempo.

O Cavaleiro da Lua era uma espécie de Batman mais pobre, de sua criação até meados do decênio se 1980 teve alguma razoável relevância na realidade Marvel,


que, embora nunca tenha chegado aos status do herói noturno da DC Comics, aproveitando-se de seu treinamento e com o melhor equipamento que o dinheiro pode comprar,
o Cavaleiro chegou mesmo a ter um insosso ''Robin" na figura de Meia-Noite, aparentemente morto até o presente instante.
No calendário Marvel de 1981, ele figura em meio a muitos personagens, algúns recuperados para o contesto atual da editora, como Punho de Ferro, Lucke Cage e Mulher-Aranha.
Até o inicio do século XXI, o vigilante de Selene sofreu com o rebaixamento, como tantos outros, a aparições esporádicas ao lado de outros heróis.

No ano 2000, o personagem foi integrado a um time de super-heróis de índole urbana, o Marvel Knights(2000-2001), revista que era o carro de frente do selo de mesmo nome, Marc Spector era o mantenedor do grupo inicialmente formado para caçar o Justiceiro, mas uqe acabava se enveredando com algo maior, e os forçando a uma previsível aliança com o anti-herói.
A revista a cargo de Chuck Dixon - que em 1989 já havia sido um dos roteiristas de "Marc Spector: Moon Knight"(durando 60 números até ser cancelada em 94) -,
e com arte do uruguaio Eduardo Barreto (Atari Force) foi cancelada prematuramente no 15° número.
Digno de memória são suas versões alternativas, como o Cavaleiro da Lua morto-vivo sobre o lápis do inglês Sean Phillipss(Hellblazer) da horrenda dimensão de Marvel Zumbis
(Marvel Zombies, 2005-2006),
sua contraparte feminina surgida em ''2099: Manifesto Destino''(2099: Manifest Destiny, 1998), de Lee Kaminskis(Motoqueiro Fantasma 2099) e Mike McKone(Exilados), da dimensão futura Marvel 2099,
seu personagem se aglutina a Asa Noturna, o ex-Robin, na metaficção "Bruce Waynes: Agente da S.H.I.E.L.D"(Bruce Wayne Agent of S.H.I.E.L.D.), parte da mini-série "Amalgam Comics"(1996), parte do evento caça-níquel "DC vs Marvels"(DC vs. Marvel Comics, 1996),
bem como sua soturna versão, mais parecida com o Cavaleiro das Trevas, do universo Marvel. Ultimate
Falando em Ultimate, o Cavaleiro da Lua pode ser destravado como personagem jogável no game "Marvel: Ultimate Alliance"(2006), publicado pela Activision, em três versões diferentes.
ainda no video game, Spector dá o ar de sua alva presença em "Spider-Man: Web of Shadows"(2008), também distribuído pela Activision.
Uma curiosidade a respeito de seu inspirador Khonshu - que como muitas deidades no universo Marvel, Konshu é real -
no futuro distópico de "Universo X"(Universe X, 2000-2001), de Jim Krueger(The Matrix Comics), John Paul Leon(As Aventuras de Ciclope e Fênix), baseado nos conceitos apresentados por Alex Ross (Reino do Amanhã), que também faz as capas, sugere que o vigia Uatu, que vive na Lua, seria a real inspiração de Khonshu.Esta mesma realidade nos leva a outra versão do Cavaleiro da Lua, este preso em uma batalha sem fim contra os Filhos de Set, aos pés da estátua de Khonshu.
De volta ao âmbito do universo Marvel tradicional, Spector tem uma pequena participação em "Vingadores: A Queda"(Avengers Disassembled).
Marc Spector, Cavaleiro da Lua, apresentou em suas últimas aparições, múltiplas personalidades, beirando a completa insanidade, tal detalhe poderia dizer algo sobre seu futuro.
Uma tentativa seria feita em 2006 pelo escritor de novelas de crime, Charlie Huston e desenhos de David Finch(Ultimatum), que explorava o retorno de Marc Spector para o combate ao crime após o seu exílio auto-imposto, ao ser derrotado por seu vilão primordial, Raoul Bushman,
o que rendeu uma das quedas mais esteticamente dolorosas da história das HQs, seguida de uma luta que seria inaplicável nos tempos do nefasto Comic Code .

Spector que já tinha um histórico de grandes e graves lesões a sua pessoa, finalmente consegue derrotar Bushman contando com sua capacidade de lutar contra os próprios limites.

A série além de atualizar o personagem - sugerindo que ele lutou na Guerra do Golfo e que seu tempo como mercenário transcorre durante a década de 1990 - destacava a ligação de Spector com o deus da Lua, contrastando a natureza totêmica de Konshu, de quem recebe orientação da entidade(ou o que julga ser a entidade) na forma de um lenhador sem rosto, o estado psicológico do vigilante perecia seriamente danificado (o que já o distanciava da imagem de um Batman da Marvel).
Em outros tempos o Cavaleiro da Lua havia lutado pelo direito de ser um herói independente, tal postura é mais tarde forçada a ser contrariada.
Durante a ''Guerra Civil''(Civil War, 2006-2007), o Homem de Ferro investiga as atividades do Cavaleiro da Lua, colocando-o sob vigilância. Por seu estado mental e condição instável, Stark decide que prender o Cavaleiro da Lua sob a Lei de Registro pode fazer sua saúde mental piorar. Após alguns processos, o Cavaleiro da Lua é identificado como um dos 142 heróis registrados pel governo, o que lhe vale de Avengers: The Initiative # 1 ( Abril de 2007), série de Dan Slott e Christos Gage.
A editora, talvez pela glória passada ou por algum motivo adverso, sempre viu um potencial em Cavaleiro da Lua, que a maioria dos leitores nunca enxergou,parece que o século XXI tem servido para cimentar o alto panteão onde a Marvel quer ver o Cavaleiro da Lua.

Diante de tantos personagens mais lembrados, o resistente Cavaleiro, na nova era Marvel/Disney, ganhou uma das capas alternativas de divulgação do retorno triunfal de Tron em "Tron: O Legado"(Tron: Legacy, 2010), de Joseph Kosinski(do game Gears of War) .
O cavaleiro da Lua, é um dos nomes apresentados na icônica propaganda dos "Vingadores Secretos"(Secret Avengers, 2010), de Ed Brubaker, ostentando a sugestiva frase ''Eu me esforço pela redenção".
E também figura entre os membros desta mesma equipe anti-registro de Steve Rogers não mais como Capitão America, segundo Brubaker por insistência do editor Tom Brevoort.

O esforço bruto da Marvel de fazer Marc Spector mais do que um herói de terceira, que surge apenas em investidas aventureiras do grupo editorial não reconhece limites, beirando as raias do desespero. Na última New York Comicon a Marvel Comics anunciou para Maio outro dos retornos do Cavaleiro da Lua, pelos competentes talentos de Brian Michael Bendis(Guerreiros Secretos) e do búlgaro Alex Maleev(Demolidor) .A inusitada imagem-teaser, do que será sua revista no evento Big Shots! mostra o personagem, em cima do inconfundível escudo do Capitão América ao mesmo tempo que "usa" uma mão do Homem-Aranha e outra do Wolverine, o mistério aumenta com a encimada frase "Todos os Vingadores que você precisa".
Não creio que será um retorno diferente dos outros , mas diante dos desafios que pressionam o personagem a suportar tantos empecilhos a sua existência
, O cavaleiro pode não ser todos os Vingadores que você precisa, no entanto pode ser o herói que todos necessitam.
Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário