domingo, 13 de fevereiro de 2011

Falando de Tecnologia - Grafeno: nova geração de dispositivos eletrônicos

          Como alguns já devem ter acompanhado, os pesquisadores Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam o prêmio Nobel de Física em 2010 por pesquisas realizadas com o grafeno. As descobertas realizadas pelos pesquisadores abriram uma grande aba de pesquisas sobre onde e como o grafeno poderá ser utilizado.

          Mas para aqueles que não estão totalmente por dentro da importância que estas descobertas poderão ter no modo com que os eletrônicos serão produzidos no futuro, podemos começar com o mais simples.



        
O que é o grafeno?

          O grafeno é a camada mais fina possível do grafite, possuindo apenas um átomo de espessura, sendo uma grande malha de átomos lado a lado tão fina que é praticamente transparente. Além disso, o grafeno é o material mais resistente que a humanidade conhece, superando até mesmo o diamante. Sendo assim, os aparelhos eletrônicos teriam maior vida útil, até mesmo os made in china. O grafeno é altamente condutível, deixando o Silício (principal material utilizado atualmente na produção de eletrônicos) para trás. 

          Os custos de produção, segundo pesquisas realizadas por diversas empresas da área, iriam cair relativamente, caso a tecnologia fosse utilizada como previsto hoje. Fora isso, a questão ambiental seria privilegiada, pois o carbono pode ser obtido de diversas maneiras, sendo grande parte destas renováveis.

          Bom, mas como ele poderá alterar o modo como os dispositivos são feitos, afinal?

          Os usos deste material vão desde telas touch screen que poderão ser dobradas, enroladas e amassadas (imagem abaixo) até a transistores eletrônicos. Adentrando um pouco nos transistores, que consitituem a principal parte dos eletrônicos, pra citar um exemplo numérico da grande superioridade deste material, os transistores atuais (de silício) possuem capacidade de transmissão de dados de cerca de 5 GHz, e a expectativa é de que os transistores de grafeno, tendo a metade do tamanho de um de silício, transmitam em 500GHz. Baterias de celulares e notebooks que possuem certa quantidade de grafeno serão recarregadas em minutos, acelerando processos lentos que ficam mais lentos ainda quando o dispositivo atinge certo uso.

        
          Portanto, o melhor a fazer é abrir uma poupança e se preparar, pois logo seu computador ficará realmente obsoleto!

2 comentários: