terça-feira, 29 de março de 2011

MUSIColuna - Morre Pinetop Perkins, o artista mais velho a ganhar um Grammy


          O cantor e pianista Joe Willie "Pinetop" Perkins, ícone do blues americano, morreu nesta segunda-feira (21-03-2011), aos 97 anos. Segundo a empresária do músico, Patrícia Morgan, ele sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Austin, nos Estados Unidos.

         Perkins nasceu em 1913  numa região conhecida pelo cultivo de algodão perto Belzoni, no Mississippi. Ganhou fama ao integrar a banda Muddy Waters, onde se tornou um dos músicos mais influentes dos Estados Unidos. Até 2011 permanecia como um dos músicos de Delta blues mais antigos em atividade, tendo tocado com alguns dos mais influentes artistas de blues e rock and roll da história dos Estados Unidos.

         Em fevereiro passado ele foi premiado na categoria melhor álbum de blues por "Joined at the Hip: Pinetop Perkins & Willie 'Big Eyes' Smith", tornando-se assim o mais velho a ganhar um Grammy.

      Perkins adoptou o seu apelido depois de gravar "Boogie Woogie Pinetop's", que ele compôs para um de seus mentores, Clarence "Pinetop" Smith. Um dos fatos mais marcantes na vida de Perkins foi que ele nunca aprendeu a ler, o que segundo ele disse que lhe custou em toda a sua longa carreira. Mas isso não o impediu a aprender a tocar sozinho o piano e a guitarra.
          
Via: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário