terça-feira, 1 de março de 2011

Resenha do Filme Christine (Christine – O Carro Assassino, 1983)

           
         Olá Novamente meus caros leitores e Nerds, estou aqui para mais uma vez apresentar uma resenha de um filme, já que faz algum tempo que não fiz uma. O filme desta vez é relativamente antigo o que por vezes pode ser mais interessante de se analisar. Talvez muitos de vocês tenham em algum momento de suas vidas ouvido alguma citação ou mesmo o assistiram em algum momento da década de 90, no Cinema em Casa no canal do SBT. Filme no qual anualmente era exibido inúmeras vezes. Bom, sem mais delongas o filme que quero lhes apresentar se chama Christine – O Carro Assassino (Christine, 1983).

           Christine – O Carro Assassino é um filme baseado na obra literária de Stephen King chamada de Christine. O filme foi dirigido pelo grande John Carpenter (Halloween (1978), The Fog (1980), entre outros), e teve como roteiristas o próprio Stephen King e Bill Phillips. Christine – O Carro Assassino é um filme estadunidense que foi lançado no ano de 1983, época na qual era normal usar qualquer coisa, animal ou objeto (neste caso um carro) como uma maldição, isso fez com que este filme arrancasse inúmeros arrepios na sua época de lançamento. Fazendo o ficar imortalizado como um dos clássicos dos anos 80, principalmente quando falamos do gênero de terror e suspense. 

           Este filme é bem curioso assim como o livro, que, aliás, recomendo que leiam, pois é relativamente melhor que o filme, pois você sente como se estivesse nos bancos de Christine, como se você pudesse sentir os estranhos odores vindos do carro, no livro com riqueza de detalhes você sente Christine perseguir, te seduzir e matar. 

           Tanto o filme como o livro tenta mostrar ao publico a relação entre um homem obcecado pela maquina, mostrando uma relação de “amor” tanto por Christine como por Arnie Cunningham (protagonista do filme interpretado por Keith Gordon) que é um adolescente tímido que sofre a pressão e brincadeiras de mau gosto de um grupo de delinqüentes de sua escola. Isso até ele comprar Christine que é um carro modelo Plymouth Fury 1958, das cores vermelho e branco, fabricado sob encomenda de um velho fuzileiro do exército, que já era falecido. Christine é um carro velho no qual Arnie desenvolve uma relação de amor e adoração, dedicando longas horas reparando o carro que vai ganhando um nova aparência, também vai mudando a aparência, o jeito e os pensamentos de Arnie. Eis o ponto chave da história, Christine não é simplesmente um carro comum, é um carro que possui vontade e sentimentos próprios. Sentimentos que são capazes de matar qualquer pessoa que tentasse se intervier entre a obsessão de Arnie e Christine.

           Sendo assim, quem hoje desejar assistir Christine provavelmente achará este filme entediante, previsível e clichê. Porem eu digo para tomarem cuidado, pois este filme apesar de ter um publico alvo em comum com os filmes de terror e suspense produzidos hoje em dia, foi feito para uma geração com pensamentos diferentes das gerações de hoje. Se formos analisar o propósito do filme na época em que foi lançado, podemos afirmar ainda hoje que ele conseguiu alcançar seu objetivo. 

           Bom, depois de tudo isso, eu recomendo que assistam este clássico do suspense e terror da década de 80 que nos mostra até onde vai à obsessão de um homem por seu carro, obsessão essa que é mostrada de forma brilhante tanto na trilha sonora (que é remetida a alguns clássicos dos anos 50, incluindo rock and roll e boas doses de doo wop) quanto nos efeitos especiais (que na época não eram tão avançados) porem eu ainda considero quase que perfeitos, gerando assim este ótimo filme e um grande clássico.

Confira o Trailer Abaixo:

E confira aqui abaixo um tributo a Christine:


6 comentários:

  1. Amigo Schell, escolheste um clássico!

    Só discordo com a questão do clichê. Ele é surpreendente, sim. Isso, não há época que consiga mudar.

    Fora isso, faço de suas, minhas palavras.
    Um abraçO!

    ResponderExcluir
  2. É que quando eu disse clichê, foi referindo-me ao que muitos dizem deste filme.

    Principalmente os que são das novas gerações, que assistem clássicos como este e ficam falando que são filmes clichês, sem imaginação e etc...

    Mas pelo contrário na sua época era a demonstração da criatividade e do empenho em se criar algo realmente bom.

    Eu adoro este filme desde os tempos de guri, mas nunca me recordava o nome do filme e indo e vindo encontrei a foto que falava do nome deste filme e por fim fiz a resenha do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. vc me aconselharia ler o livro?

    ResponderExcluir
  4. Não sei seu gosto por leitura, mas eu particularmente acho muio interessante e recomendo a leitura do livro.

    ResponderExcluir
  5. Bah eu curto muito esse filme desde crianca...e um classico mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Algue.sabe a senha que pede no dvd para ver este filme?

    ResponderExcluir