quarta-feira, 23 de março de 2011

Resenha do filme O Clube dos Cinco (The Breakfast Club)


        Lançado em 1985, O Clube dos Cinco é um filme que, apesar de pertencer ao gênero dramático, se direciona ao público adolescente. John Hughes o escreve e o dirige, sendo filmado em um intervalo de apenas um mês, entre  março e abril de 1984, o que não impediu que o considerassem um marco entre os filmes juvenis, tornando-se um clássico da década de 1980.

 
        O enredo apresenta cinco adolescentes, em que cada um representa um esteriótipo entre estudantes do ensino básico, principalmente em escolas dos EUA. Como o diretor os obriga a perder um sábado juntos na detenção da escola, o convívio forçado os leva a descobrir que cada um possui muito mais conteúdo do que seus respectivos estereótipos.

        A história desses estudantes ocorre em uma escola fictícia Shermer High School. Na verdade, o nome real da locação é "Shermer, Illinois", no subúrbio de Chicago imaginário baseado na cidade natal Hughes: Northbrook, Illinois). O interessante é que a maior parte do filme é nesse local e o momento quando ocorre a história é um sábado, em 24 mar 1984. Mesma época em que faziam as filmagens!

 

        Da esquerda para direita, as personagens Judd Nelson, Emilio Estevez, Allison, Molly e Anthony. Apresento-lhes agora uma tabela com a descrição de algumas de suas características:

Nome do do Ator
Personagem
Motivo da punição
Claire Standish
Molly Ringwald, a Patricinha: popular, mimada e de família rica.
Faltar aulas, para fazer compras.
Andrew Clark
Emilio Estevez, o Atleta: pertence ao grupo escolar de lutas
Enrolar com fita adesiva um colega.
Brian Johnson
Anthony Michael Hall, o nerd: aluno extremamente inteligente.
Levar explosivos à escola, que estouraram em seu armário, ocasionando pequenos danos à escola.
John Bender
Judd Nelson, Criminoso: O antagonista do filme. Um desordeiro que provoca muitos estragos na escola.
Acionar o alarme de incêndio.
Allison Reynolds
Ally Sheedy, a Louca: uma desjustada, que se autodescreve como “mentirosa compulsiva”.
Não fazia as tarefas de aula.
Paul Gleason

Richard Vernon, o Diretor: principal antagonista, muito temido e atrapalhado, desconta suas frustrações nos adolescentes.


        Porém, as divergências e os esteriótipos apresentados nessa tabela, que caracterizavam inicialmente cada personagem, desaparece à medida em que eles se conhcem e aprontam muitas loucuras dentro da escola. Também conversam sobre seus problemas familiares e existenciais, como a vergonha de alguns ao por serem virgem.


        Outro elemento que marca esse filme, antes que eu esqueça, é a trilha sonora. Mas vou apresentar apenas uma música, a que melhor representa o filme: Don’t you (Forget about me), de Simple Minds. Essa música, assim como o filme, é um ícone pop dos anos 80 e, com certeza, quem tem mais de 30 anos possui ótimas recordações, de momentos vividos ao som dela. Assim, para finalizar, apresento um trailer do filme com essa música maravilhosa, para matar a saudade daqueles que viveram aquele momento e apresentá-la àqueles que ainda não a conhecem:




        Apresento-lhes ainda o clipe oficial da Banda Simple Minds, para a música:


        Por fim, para quem assistiu ao trailer do filme ou o clipe oficial, gostaria de pedir que observassem a roupa da época, os (des)penteados marcantes e a maquiagem exagerada nas gurias. Também, ao ouvir a música, observem o eco na voz do cantor, a resposta do teclado que se destaca em meio aos refrãos e a batida meio seca da bateria, características emblemáticas dos anos 1980, no pop-rock mundial.

5 comentários:

  1. caraca, veio, dá até vontade de voltar no tempo e viver aquela época de novo.

    ResponderExcluir
  2. esse filme é muito legal,Meu professor passou esse filme na escola é muito massa!!!

    ResponderExcluir
  3. Queria viver naquela época, naquele país... Com aquela idade... :(

    ResponderExcluir
  4. Trocaram o nome dos atores com os personagens, no quadro.

    ResponderExcluir