segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resenha da obra Cerimônias De Posse Na Conquista Européia Do Novo Mundo (1492-1640) da autora Patricia Seed



       Cerimônias de Posse na Conquista Européia do Novo Mundo (1492-1640) é um livro escrito por Patricia Seed é especializada em história da cartografia e navegação, e é uma das maiores autoridades sobre o tema da latitude no que se refere ao histórico de uso de mapas na exploração marítima. Suas especialidades incluem história do início da era moderna e eras coloniais européias, especialmente em relação às culturas Espanhola e Portuguêsa

        Esta obra foi publicada originalmente na Universidade de Cambridge no ano de 1995, sobre o titulo de Cerimonies Of Possessions In Europe’s Conquest Of The New World, 1492-1640. A edição na qual eu fiz a leitura foi por Lenita R. Estevez e publicada no Brasil pela Editora UNESP no ano de 1999. O livro nos apresenta de forma minuciosa o modo como os europeus demonstraram sua autoridade política sobre os povos, terras e bens existentes na “América” ou na língua dos europeus o novo mundo, dentro dos anos de 1492 e 1640. 


         Embasado num rico material bibliográfico, a autora demonstra neste livro as convicções que os membros europeus possuíam para persuadir tanto os nativos como os outros colonizadores. O livro como a própria autora descreve na pagina 11 e 12, sendo como uma obra que “Não constitui, portanto, uma história de primeiros contatos; nem é um relato das muitas expedições comerciais e pesqueiras que ligaram Novo Mundo e o Antigo” e sim nos apresentará “As tentativas iniciais de possuir o Novo Mundo, e de reivindicá-lo para a Inglaterra, a Espanha, Portugal, a frança e a República Holandesa”.

       No decorrer dos capítulos vemos os meios que os ingleses usaram para implementar a sua posse colonial, ainda nos é apresentado às abordagens anticerimoniais inglesas com as praticas usuais francesas, as origens e implicações da prática do discurso formal que justificava a ação militar contra aqueles que não se submetessem, também encontramos as reivindicações portuguesas de posse e suas alegações e ainda encontramos abordagens das reivindicações portuguesas de governar um império marítimo. 


     Sendo assim, o livro Cerimônias de Posse na Conquista Européia do Novo Mundo (1492-1640), é umas das obras de porte inovador no campo da Conquista e Colonização do Novo Mundo que surgiu ultimamente, sendo um dos livros com uma grande bagagem de referencia bibliográfica, que pode ser de grande uso em pesquisas redirecionadas aos assuntos de Conquista e Colonização ocorridos nos períodos entre 1492 e 1640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário