quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dentro da Mochila - O Bebê Superman Volta Para o Microondas

Antigamente na DC Comics, um termo era muito usado, o Imaginary Tale, um termo cunhado pelo editor Mort Weisinger(1915-1978), usado para identificar histórias que não faziam parte do cânone "oficial" da família do universo central da DC.
Estes contos imaginários permitiram aos criadores de dar vazão aos seus mais audazes delírios - conforme a censura taxasse de audaz -.
Com o tempo, infelizmente, este tipo de histórias caiu em desuso a medida que a chamada Idade do Bronze(formalmente descrito como entre 1970 e 1985) avançava, mas a apropriação da Marvel do conceito "What If?" - o nosso "O Que Aconteceria Se?..." -levou a DC a retornar ao conceito na forma da linha Elsewords, também chamada por aqui como "Túnel do Tempo". Em 1999, a DC lançava mais um destes especiais da linha Elseworld, era a coleção de histórias humorísticas, Elseworlds 80-Page Giant, com roteiros D. Curtis Johnson, Bronwyn Carlton, Kyle Baker, Elizabeth Glass, Chuck Dixon, Bob Haney, Tom Peyer e Mark Waid , e arte de Aaron Lopresti, Greg Luzniak, Kyle Baker, Enrique Villagran, Keiron Dwyer, Ty Templeton, Trevor Von Eeden e Ariel Olivetti.Mal a HQ saía das impressoras e o publisher da DC Comics, Paul Levitz deu a ordem para todos os exemplares de Elseworlds fosse imediatamente destruída sem que seque tocasse nas bancas. A HQ abria com a história passando-se em uma Gotham City, onde um jovem detetive da polícia chamado Bruce Wayne descreve o que ele acredita serem suas últimas palavras, um conto estranho que teve início com um homem morto ...
O morto em questão era Ralph Dibny(o Homem-Elástico alguns anos antes de sua "morte real" na saga 52).O que é mais intrigante é que Dibny parece ter sempre tido um medo incontrolável da morte. a história envolvia mais o sono atormentado de Wayne, seu parceiro, o detetive Harvey Dent, perto de uma descoberta terrível e mais a morte de um fotógrafo da polícia chamado Jimmy Olsen. A história de clima lúgubre rebuscava a velha e vibrante sensação inquietante que as revistas de terror da EC Comics trazia, sobretudo a visão de Dibny como tema central de um culto de caráter lovecravtiano,para no final das contas Harvey ser atingido no rosto com um coquetel Molotov, ficando com metade de seu rosto horrivelmente queimado deixando seu destino no sanatório de Arkham. O horror alcançado pela seita tinha uma notável semelhança com o Metamorfo. Bruce Wayne retorna à polícia a tempo de cumprimentar seu novo parceiro, que lhe dará mais pesadelos com o caso por qual acabou de passar.A segunda história tem seu cunho de inusitado, uma banda de rock, cujo genial produtor tem sido parte de todos os seus atos durante anos. Seu nome: Lex Luthor.Repleto de referencias ámbiguas - momentos históricos da música mesclados a instantes chave do Universo DC - , como a superstar no estilo Madonna chamada Diana, a transformação do artista Martin Hunter em algo como David Bowie, o marcante estilo glam-rock do vocalista Jon Jonzz, até o personagem central, Lex Luthor. Luthor tem uma aura agressiva que impede a imprenssa de esmiuçar sua vida, até que uma jornalista, jovem e gananciosa que tem a audácia de colocar em evidência a vida de Lex Luthor, ela vai pagar um preço pelo furo jornalístico que ninguém se rriscou a fazer, a tentação de ir direto a última página em um impulso, é quase irresistivel. Não se que Elseworlds 80-Page Giant seja livre de desgaste e presunção com histórias ralas, como a dos filhos de Batman e Superman, personagens de certo sucesso na ida Era de Prata, aqui Superman Jr. dá a notícia ao seu parceiro, Batman Jr., que ele vai parar de fumar ...Depois o Superman(sênior) e os Batmans(sênior e Jr.) fazem um engôdo para que o Super-guri deixe de ser um almofadinha e aceite sua vida de super-heroísmo. A edição ainda contém uma história trágica envolvendo Batman E Superman,, o Presidente Superman envolvido em sua própria versão de Escandalo Watergate, as esdrúxulas tiras de jornal das Aves de Rapina,uma paródia com a Legião de Super-Heróis com a "Vingança do Jovem Darkseid" e, na minha opinião, a mais digna de discussão de todas:
"Batman with Eve", um Batman no Jardim do Éden!A edição nunca chegou as bancas para apreciação do leitor estadunidense, mas algumas caixas da revista, já haviam sido embarcadas e logo distribuídas na Inglaterra, virando um sucesso entre os leitores britânicos, fazendo de Elseworlds 80-Page Giant uma raridade instantânea, vendida a preço de ouro entre os colecionadores que se estapeavam para conseguir o exemplar. O principal motivo para Levitz quere obliterar a revista até seu último gibi foi a história, de longe a mais divertida de Elseworlds 80-Page Giant, "Letitia Lerner, Superman's Babysitter", de Kyle Baker e Elizabeth Hand. onde mostrava, em traços agradáveis como um episódio de Tom e Jerry dos anos 50, o bêbe Clark Kent fazendo inocentes brincadeiras como morder fios elétricos e entrar num microondas entre outras brincadeirinhas que enlouqueceram sua pobre e devotada babá, Letitia Lerner. Depois de ler Letitia Lerner, Superman's Babysitter, você não terá dúvidas de onde veio a inspiração de Brad Bird para o curta "Zezé Ataca"(Jack-Jack Attack), do filme Os Incríveis(2004). Levitz temia imbecilmente que os jovens leitores imitassem o pequeno infante de aço. Os britânicos que leram não viram nada além de divertidas histórias, e até onde se sabe nenhum menino entrou no microondas para fazer compo sei ídolo, tanto que, em 2000, "Letitia Lerner, Superman's Babysitter" ganhou o prêmio de Melhor História Curta no Eisner Awards.
Desde 1999, a revista nunca ganhou reimpressão, agora que levitz deixou o cargo que ocupava na DC, a editora vai publicar oficialmente Elseworlds 80-Page Giant. Ela está nos previews de Novembro da editora, e dentro da linha de republicações a um preço acessível. O que dá a certeza de que Levitz era o empecilho é a recente publicação oficial de "Shoot", história de Warren Ellis para Hellblazer que foi censurada na mesma época de Letitia Lerner. Por enquanto é só, até mais e que a forçaesteja com você.
Seja bonzinho para sua babá.

Um comentário: