quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Verbum - História da Língua Inglesa (em inglês)

    Hoje o papo é sobre a língua inglesa (L2 ou língua estrangeira moderna pra quem é professor da mesma, como eu). O inglês está entre os idiomas com mais verbetes no mundo e isso se deve primeiro ao número de nações que o utilizam como primeiro ou segundo idioma, depois por conta de sua história quem é bem interessante, por sinal. Uma outra característica importante do inglês é que a fala e a escrita, na maioria das vezes, não andam muito juntas.

    A explicação pra isso é que por volta do séc. XV ocorreu, na Inglaterra, um fenômeno que conhecemos hoje por “The Great Vowel Shift”. Por razões que ainda estão sendo estudadas, as pronúncias das vogais se alteraram. O que era pronunciado [‘na.me] passou a ser pronunciado [neym]; o que era pronunciado [‘wi.fe] passou a ser pronunciado [wayf] e o que era pronunciado [how.ze] passou a ser pronunciado [haws]. Portanto, a pronúncia do inglês se desenvolveu, mudou, mas a ortografia continuou a mesma. Uma catástrofe! Nem tanto. Nem tanto. 

   Esse lero-lero só serviu pra mostrar o quanto a história influenciou esse idioma que tanto gostamos (O Schell vai adorar essa parte, ele faz história, pra quem não sabe. Em todos os sentidos.). Há pouco tempo assisti a uma série (muito bem produzida por sinal) realizada pela Open University da Inglaterra que mostra de forma bem humorada a história do tão amado inglês (por alguns odiados - não obstante já foram esmagados), espero que gostem.

O primeiro vídeo da série logo abaixo: 
(pra quem não entende muito de inglês vale o vídeo mesmo assim já que farei nas postagens uma pequena sinopse do que o vídeo pauta, em geral, claro.)


Part 1 - Anglo-Saxon


Nenhum comentário:

Postar um comentário