terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Puxando a Brasa pro meu Lado #26 - Os maiores espadachins da Ficção (Parte 1)

Embora fictícios, fica a lição daqueles que usam a espada como meio de viver. O Nerd Way Of Life, via Puxando a Brasa elege aqui os maiores espadachins da ficção! Eles escolheram o caminho da espada como meio de sobreviver... e não se cansam de lutar!

Rei Arthur (Excalibur / diversos livros, séries e filmes)

Se um modo geral, o pequeno Arth também mostrou talento com a espada. Pra quem não conhece, a Excalibur era a sagrada espada encravada por Merlim em uma pedra, e ela só seria retirada pelo homem de coração mais nobre que lideraria a Inglaterra.
Ponto pra você, Arth! Mas parece que muito do seu empenho se deve a Merlim e à espada mágica.
E a história não é generosa com seus heróis, por isso, Lancelot, seu braço direito acabou com seus sonhos de um reino fiel e sem galhos. (Tá, isso foi maldade.)
Vamos dar uma força a ele aí: o homem é uma lenda. Aliás, sua história gerou muitas versões, e nisso Merlim estava certo: um nobre retirou a espada da pedra, afinal.

Lion-o (Thundercats)
O líder dos Thundercats foi colocado em uma cápsula de hibernação e acordado em um planeta muito parecido com o nosso, senão o próprio.   A ele foi confiada a Espada Justiceira, portadora do Olho de Thundera. Lembraram de alguém já citado aqui? Referências, talvez...
O problema do saudoso gato-trovão é sua idade: a câmara de hibernação o despertou na forma adulta, mas sua mentalidade ainda é de uma criança. Seu desafio é, portanto, o amadurecimento.
A série clássica dos Thundercats possui episódios muitas vezes interligados... em uma, duas, até em seis partes, coisa que enriquece o enredo. Lion-o, portando a cobiçada Espada Justiceira carrega consigo também o código de Thundera: Honra, Justiça, Lealdade.
Não é exatamente um Ás na espada, mas é um guerreiro valoroso, que além de ajudado, também ajuda seus amigos.

He-man (Masters of Universe)

É óbvio que ele também faria parte da lista. Com uma espada mágica (vejam que original), o príncipe Adam pode se transformar no homem mais forte do Universo. Muitas vezes a solução do problema enfrentado por He-man é resolvido pela força-bruta, quando não é o intelecto que o obriga a pensar "se eu usar toda a minha força..."
Habilidade com a espada? Questionável. Considerando que seus músculos é que sempre salvaram das armadilhas e tramóias de seu arqui-inimigo Esqueleto.


Manji  (Blade - a lâmina do imortal)

Manji provou que a imortalidade muitas vezes pode ser uma desvantagem. Ele não é um bom lutador, mas é dotado do Verme da Imortalidade, o que o faz sentir muita dor, mas não lhe permite morrer.
Ele já venceu 200 homens, muitas vezes perdendo braços ou pernas, usando espadas para se locomover, banhado em sangue... É, convenhamos: Manji já tomou umas belas couraças... e venceu alguns adversários na base do cansaço.
Há um nível poético em sua história que é muito interessante. Manji tem a história sofrida, uma irmã louca e casos de paixão mal-resolvidos. Aliás, com tanto problema, ser imortal agrava ainda mais as coisas.
Ele escolheu o caminho da espada, portanto, fica nesta posição, vezes pela imortalidade, vezes pela habilidade com a nobre arma branca.

Zorro (do Clássico ao Moderno)
O jovem Dom Diego De La Vega saiu do México para aprender a educação espanhola, especialmente na condição de espadachim. Voltando ao México, Diego viu que o florete era o instrumento da opressão, especialmente nas mãos do Sargento Garcia sobre o povo.
Não vendo outra saída, Dom Diego veste um traje negro, como um justiceiro voltado somente ao bem e jamais à vingança.
Curiosidades sobre o cara:
1 - Zorro fazia um Z nas roupas dos guerreiros vencidos, mas jamais cortava sua pele.
2 - Fizeram até um Anime sobre o personagem. Na minha opinião, muito bem-feito. O único momento forçado era a conversão de Diego a Zorro, que era acompanhada de trovões, como se ele tivesse superpoderes.
3 - Teve até um personagem brasileiro baseado nele, o Gaúcho Negro, filme brasileiro com um elenco caro, incluindo a Xuxa. Bom para as crianças aprenderem alguns valores tradicionalistas. Mas é só.

Começamos pelos ruinzinhos, mas a postagem ainda tem continuação. Gostaram? Comentem. Tem mais espadachins vindo aí...

3 comentários:

  1. Eu gostava de assitir o Zorro, quando criança. Achava emociante. Passava na Band, se não me engano.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Bier! Tu me fez lembrar de um BAITA espadachim. Não sei se você vai falar sobre ele no próximo post, mas vou mencioná-lo aqui:

    TARTARUGA TOUCHÊ! Háháháhá! xD

    ResponderExcluir