sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dentro da Mochila - Marcas do Tempo

A DC Comics, originalmente National Allied Publications, ou simplesmente National, nasceu como um amálgama de várias empresas em 1934, se consolidou em 1976 como DC Comics após um longo tempo depois de ter absorvido a Detective Comics e a All-American Publications, passando a usar o logo Superman-DC atá a adoção oficial do nome DC Comics.

Uma grande mudança na logomarca viria com Johnny DC, personagem muito usado no decênio de 1960, mas tal qual como Johnny DC havia surgido, repentinamente, o personagem/marca desapareceu, para depois surgir esporadicamente e sem aviso, como sua participação como vilão em Sergio Aragonés Destrói a DC, de 1996.Quando a poderosa Jenette Kahn assumiu a chefia da editora em 1976, ele mesma encomendou ao designer gráfico Milton Glaser - conhecido por por seu cartaz de Bob Dylan e pela campanha I love NY - um novo logo, o popular e icônico DC Bullet, que estreou em Fevereiro de 1977.O conciso e elegante logo criado por Glaser provou-se resistente ao tempo e as outras possibilidades de mudança da DC Comics, resistindo ao teste de 1987 em que a marca passava a exibir seu maior icône incrustado a uma nova versão do Superman-DC.O logotipo clássico de Glaser só seria aposentado em 08 de Maio de 2005, quando um novo logo foi revelado, figurando nos títulos DC em Junho de 2005 na série DC Special: The Return of Donna Troy #1 e sendo imediatamente seguido pelo resto dos títulos da editora.O logo criado por Josh Beatman, do Brainchild Studios, se estendeu aos produtos e outras mídias da editora, no cinema foi visto pela primeira vez em Batman Begins, na TV nas séries Smallville e na série animada Liga da Justiça Sem Limites.Em 2008, uma nova marca da DC surgiu, mais exatamente a empresa de roupas DC Shoes, o qual a DC Comics processou por ter a logomarca parecida com o logo da editora, porém, em uma reviravolta inesperada pela editora, a DC Shoes descobriu que a DC Comics não tinha registro da logomarca e processou a DC Comics pelo uso indevido.Boatos sobre uma nova marca já rondavam as cercanias desde o final de 2011 do ano passado, dizendo que a DC Comics deveria mudar seu logotipo em 2012. Ontem a DC Entertainment - do grupo de empresas do qual faz parte a DC Comics - confirmou os boatos e revelou oficialmente seu novo logotipo hoje ao site da revista Fast Company.
Amit Desai, vice-presidente de franchising da DC Entertainment, explicou que o "D" que se descola do "C" na nova marca representa as identidades secretas e outras dualidades que existem nas histórias que a DC Comics publica (embora, para mim, lembra mais um pote de iogurte sendo aberto). "O especial no conteúdo da DC é a ideia da identidade dupla. Quando você pensa nos super-heróis da DC Comics, é a identidade secreta. Quando você pensa na Vertigo, é a ideia do bem contra o mal em tantas histórias. E assim, afora a flexibilidade, o novo logotipo comunica esta ideia de identidade dupla: mais do que você enxerga à primeira vista. Você tem que olhar mais de perto para entender a riqueza dos nossos personagens", se pavoneia Desai no site. O logotipo, que não tem cor ou textura fixa, altamente adaptativo - feito na fonte intitulada Gothan Black - ao conteúdo que pode conter, não teve nada revelado em forma de vídeo quanto as plataformas digitais em que o logo será animado, revelando algo por baixo. O novo logotipo, que segundo a reportagem, está em desenvolvimento há um ano, foi criado pela Landor Associates, uma das maiores empresas de identidade corporativa do globo, sua clientela, que dá uma sugestão do quanto a DC Comics se disponibilizou a gastar, inclui a Coca-Cola, Levi's, Blackberry, Smirnoff, Citroën e Bradesco.
A propaganda da nova marca também meio que corfirma os planos da DC para Watchmen 2, em um dos versáteis logotipos pode-se observar a icônica mancha de sangue do símbolo de Watchmen.Bem, por enquanto é só, até mais e que a força esteja com você.

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