terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dentro da Mochila - Shazam !

Ainda inédito na novo Universo DC, mas prestes a estrear nas páginas de Justice League, mais detalhes estão aparecendo a cerca do mortal mais poderoso da Terra, o Capitão Marvel... ou Shazam.
Sim, a partir de agora o nome do super-herói será o mesmo do mago que lhe deu poderes, Shazam.
A mudança vem dos tribunais, DC Comics era proibida de usar "Capitain Marvel" na capa de suas revistas por causa de uma ação da Marvel Comics com o seu Capitão Marvel,
e por isso que as séries do personagem eram intituladas Shazam, com o nome Capitão Marvel usado apenas nas histórias. O roteirista Geoff Johns disse que existem inúmeras razões para a mudança de nome, uma delas é que todo mundo fora dos quadrinhos já achavam que ele se chamava Shazam. Johns já mudou o nome do Capitão Marvel uma vez, na saga Flashpoint - Ponto de Ignição no Brasil - onde foi apresentada uma versão bastante diferente do personagem, na qual seis crianças diziam a palavra Shazam juntas e se transformavam no Capitão Trovão,reaproveitando o nome dos conceitos criados para o personagem em 1982 por Roy Thomas, Don Newton e Jerry Ordway.O jovem Billy Batson continua como o portador dos poderes de Shazam, e continuará se transformando no herói toda vez que falar a o nome dele.Duas páginas em preto e branco do novo Billy Batson, um pouco mais crescido que o original e, pelas artes novas, ao invés de gratificado pelo poder de Shazam, Batson parece atormentado por ele, o título "The Curse of Shazam!" parece dar crédito a esta suspeita.
Johns e o desenhista Gary Frank irão dar foco mais ao aspecto místico que envolve o personagem do que a típica história de super-heróis. Frank disse que a respeito do uniforme não se está lidando com alfaiataria e sim com magia, por isso o uniforme do herói Shazam, despotando do pós contemporâneo dos heróis da editora, a indumentária do novo Capitão Marvel será distintamente atemporal.Outros personagens relacionados a Shazam também aparecerão, como Mary, Freddie, o Mago, Adão Negro, e o vilão clássico Silvana, todos com conceitos novos, seguindo a linha atual da editora.O Capitão Marvel foi criado em 1939, por C. C. Beck(Charles Clarence Beck, 1910-1989) e Bill Parker(?-1963), publicado pela primeira vez na revista Whiz Comics # 2, da Fawcett Comics(1939-1953), em Fevereiro de 1940. O nome do mago Shazam, bem como as palavras que o garoto Batson tem que falar para se tornar o campeão da justiça, são uma sigla para a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. As semelhanças com o herói Superman fizeram a DC Comics mover um processo de plágio contra a Fawcett, fazendo a editora parar de publicar em as histórias 1953, ano de fechamento da Fawcett. Em 1972, a DC licenciou os direitos de publicação, adquirindo todos os direitos sobre o personagem e incorporando-o completamente ao seu universo regular de super-heróis. Uma curiosidade: o Capitão Marvel foi o primeiro super-herói de quadrinhos a ser adapatado para o cinema, no serial de 12 episódios “As Aventuras do Capitão Marvel” - também conhecido no Brasil como "O Homem de Aço", vejam só - em 1941.The Curse of Shazam! começara a ser publicada na revista da Justice League #7, Johns revelou que será assim pois a trama de Shazam tem conexão com a Liga.
Justice League #7 chega em Março, nas edições tradicional e digital.
Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário