segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MUSIColuna - Música Alemã


   Uma coisa é certa: é preciso tempo para se acostumar/apreciar a ouvir música numa língua estrangeira (o que não implica em gostar), para alguns até com o inglês é assim, sendo que o mesmo é língua franca - língua da internet, cultura, tecnologia e negócios. A sonoridade da língua alemã assusta alguns mais desavisados, seus sons guturais e modo ímpar de fazer música podem parecer um obstáculo às vezes. O compasso da música alemã, independente de estilo, é 4/4 em geral, as melodias soam um pouco esquisitas no começo e os vocalistas parecem cantar estranho e não me refiro à língua... O que acontece é um choque cultural, natural até, não é por falta de qualidade da música, menos ainda por falta de tato do ouvinte desavisado, simplesmente leva tempo. Acredite, aconteceu comigo quando comecei a escutar e hoje sou completamente apaixonado por essa língua que escutava quando pequenininho na casa de minha avó, além disso, hoje estudo alemão por pelo menos 2 horas por semana. 


   Atualmente, na Alemanha, estão surgindo muito mais bandas e cantores que cantam em alemão para jovens do que antigamente (o que é relativamente normal) e, o que deixa os críticos americanos pasmem, muitas músicas feitas no país da batata são ótimas, sonoramente falando. Na Alemanha, até pouco tempo, todos os “top hits” eram estrangeiros. Normalmente eram músicas em inglês e, acredite se quiser, em espanhol também. Aliás, ultimamente, muita música brasileira tem sido tocada nas terras germânicas, tais como Marisa Monte, Tom Jobim e Vanessa da Mata. Nada de funk, obrigado. Pelo menos, eles têm juízo. Para alguns que como eu não só gostam da música alemã, mas também do idioma, o mais importante é que se pode aprender muito de uma língua através da música e, ainda é um dos melhores métodos. Disponibilizo a seguir uma palinha de alguns artistas que me encantam e uma lista de músicas/grupos/cantores alemães que “roubei” de um fórum de discussão de alemães na internet. 

Então, mantenha ouvidos e mente aberta, ok?! Faça uma boa escolha e tenha um ótimo aprendizado ou, pelo menos, diversão! Aí vão os que roubam gigas e mais gigas de meu computador:


RAMMSTEIN

OOMPH!


DIE PRINZEN

 

HERBERT GRONEMEYER

 

   O quê? Você conhece alguma banda/cantor(a) que não está na lista e é o que há? 
Então deixe registrado nos comentários, ok?! E, apesar de eu não dar pitaco, vocês devem! Isso mesmo! Se conhece alguma banda/cantor(a) ou música alemã que vale a pena exaltar, diga lá! Tenha culhões!

Viel Spaß! (Bom divertimento!)


* NA MODA ATUALMENTE
- Die Prinzen
- Wir sind Helden
- 2raumwohnung
- Mia
- Rosenstolz
- Nena
- Silbermond
- Xavier Naidoo
- Juli
.
* CLÁSSICOS NA ALEMANHA (mais difíceis de entender)
- Herbert Grönemeyer
- Marius Müller – Westernhagen
- Udo Lindenberg
- Die toten Hosen
- Die Ärzte
- Rio Reiser
.
* RAP / HIP HOP
- Die Fantastischen Vier
- Sido
- Fettes Brot
- Sabrina Setlur
.
* ROCK
- Rammstein (hart & heftig)
- Die toten Hosen (mistura de Rock e Punk)
- Tokio Hotel
- Wolfsheim (intellektueller Goth)
- Joachim Witt (bombastischer Goth)
- Tocotronic
- Blumfeld
- Laben Tapete (Müssen alle mit)
.
* MÚSICAS DE ÉPOCA DA ALEMANHA ORIENTAL
- Karussells (Am Abend mancher Tage)
- Karat (Schwanenkönig)
.
* MÚSICA PARA CRIANCAS (ou para estrangeiros que estão comecando a aprender alemão..hahaha)
- Rolf Zuckwski (também fez músicas sem ser para criancas)
- Detlev Jöcker

* DIVERSOS
- Gitte Haening
- Herman van Veen (holandês, mas que canta bem em alemao)
- Hannes Wader
- Katja Ebstein ( http://www.katja-ebstein.de )
- Udo Jürgens


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário