quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dentro da Mochila - Quis custodiet ipsos custodes?


Depois de muito negar e fazer de conta que o assunto não era com ela, a DC Comics finalmente oficializou que será lançada este ano a linha de minisséries que servirão como prelúdio para a HQ mais reverenciada da história, Watchmen, freqüentando muito asiduadamente mídias de boatos a dois anos, o projeto Before Watchmen ganha vida real.
Dando crédito a boataria, os autores Darwyn Cooke, Amanda Conner, J.G. Jones, Andy Kubert e Joe Kubert. juntando-se aos nomes chegam J. Michael Straczynski, Brian Azzarello, Lee Bermejo, Jae Lee e até o editor original de Watchmen, Len Wein - responsável pela briga com Moore e sua saída da DC -.
A DC liberou a lista de minisséries e capas das primeiras edições, veja aqui:
Rorschach, em 4 edições com roteiro de Brian Azzarello e arte de Lee Bermejo; Minutemen, em 6 edições com roteiro e arte do homem apontado como coordenador do projeto, Darwyn Cooke; Comediante, em 6 edições, com roteiro de Brian Azzarello, arte de J.G. Jones;Dr. Manhattan, em 4 edições com roteiro de J. Michael Straczynski e arte de Adam Hughes;Coruja da Noite, em 4 edições, também com roteiro de Straczynski, com arte de Andy e Joe Kubert;Ozymandias, em 6 edições com roteiro de Len Wein e arte de Jae Lee;Espectral, em4 edições, também com roteiro de Darwyn Cooke e arte de Amanda Conner.A editora não deu datas exatas para o lançamento, só disse que a partir do meio do ano, as revistas serão lançadas semanalmente até o fim de 2012. Cada uma destas revistas vai conter uma história secundária de duas páginas com Curse of the Crimson Corsair, dando uma expansão na história de pirata lida por Bernard na banca de jornal, e que faz parte da narrativa paralela de Watchmen. Len Wein será o roteirista destas histórias, com arte do colorista original de Watchmen, John Higgins.Ainda é esperado Before Watchmen: Epilogue, um especial com colaboração de vários quadrinistas e o fechamento da história do Crimson Corsair.Como era de se esperar - se não esperava você passou as últimas décadas em Marte - o projeto não tem a menor aquiescência de Alan Moore que disse ao New York Times: "É um projeto sem vergonha. Isso só confirma que eles ainda são dependentes das ideias que eu tive há 25 anos(...)Não quero dinheiro. O que quero é que isso não aconteça. Pelo que lembro, não houveram muitas sequências de Moby Dick". Mas Dave Gibbons, desenhista original de Watchmen, é citado como apoiador do projeto, Gibbons desde a adaptação para o cinema em 2009 mostrou que se interessa mais nas verdinhas do que na relevância da obra. Gibbons ainda tentou salvar sua dignidade dizendo: "A versão original de Watchmen contém toda a história que Alan Moore e eu queríamos contar. Entendo as razões da DC para esta inicitiva e desejo a todos artistas e escritores envolvidos que façam um tributo a nossa obra. Que estes acréscimos tenham o sucesso que almejam".
Embora se note um grande esforço para dar vida ao prequel de Watchmen, como a escolha de Brian Azzarello e Lee Bermejo, já habituados a densa crônicas urbanas - como em 100 Balas -, ou Darwin Cooke com suas incríveis e nostálgicas sagas do tipo DC - A Nova Fronteira, mantenha-se vigilante.
Até mais e que a força esteja com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário