quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Resenha - Tibor Lobato


O romance infantojuvenil A Odisseia de Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo é o primeiro volume de uma trilogia escrita pelo paulistano Gustavo Rosseb, publicado em outubro de 2011 pela Editora Patuá. O livro tem o folclore brasileiro como cenário principal e mistura muita aventura, comédia, drama e suspense no seu enredo, protagonizado por dois jovens irmãos e um amigo.

Tibor e Sátir são órfãos e mudam-se para a casa da avó Gaílde, depois de dois anos em um orfanato. Lá ficam amigos de Rurique, vizinho de sítio e, juntos, descobrem muitos mitos e viajam para além da imaginação, vivenciando lendas e aprendendo valores como amizade, consideração, respeito, confiança, humildade e solidariedade.

A obra, composta por 16 capítulos em suas 250 páginas de letras e espaçamentos grandes, tem a capa com uma linda ilustração, diagramação simples e narrativa de linguagem fácil e que torna a leitura rápida. Li o livro em menos de um dia e, sim, ele é daqueles que você começa e não quer parar até chegar ao seu final.

No sítio da avó, os irmãos descobrem-se bisnetos do Curupira e sobrinhos-netos da Cuca e da Pisadeira. Sendo assim, podemos esperar muito encanto e mistério ao longo da história, que também envolve uma Mula Sem Cabeça, um Saci, um Boitatá e um Lobisomem, entre outras lendas que eu nem conhecia, como a dos Meninos Trasgos e a da Porca dos Sete Leitões.

A trama se passa em torno do período da quaresma, época do ano em que mistérios e perigos rondam os sítios perto da Vila do Meio, onde o de Dona Gaílde se encontra. Os protagonistas, jovens inocentes e ao mesmo tempo muito curiosos, acabam se metendo em algumas confusões e conhecem o que realmente acontece durante aqueles 40 dias.

Com o espírito aventureiro normal de qualquer morador de sítio, os três amigos constroem sua jornada pela mata e vivenciam muito mais do que esperam e imaginam. Enquanto na casa da avó têm comida farta e descanso, apesar de ajudarem da lida com os animais, fora dela precisam um cuidar do outro, em meio aos desafios de coragem e medo.

Outros personagens aparecem ao longo da história para auxiliar os protagonistas em momentos de apuros, como o motorista Raul e o vizinho Málabu. De forma criativa e divertida, o autor consegue nos surpreender com os encaixes da trama e fazer o leitor se envolver com o enredo, que poucas vezes descansa e fica parado.

O livro não termina redondo, ou seja, não se completa a narrativa, sugerindo mais algumas explicações e aprofundamentos para serem escritos no segundo volume da série. Podemos considerar a obra como de fantasia, que envolvendo a cultura do folclore, enriquece o leitor, com os temas bem explorados e os eventos sobrenaturais bem descritos.

Se você gosta desse tipo de ficção fantástica, a obra A Odisseia de Tibor Lobato – O Oitavo Vilarejo é super indicada. Você vai se surpreender com o dinamismo da história e se envolver com os personagens, que além de possuírem traços fortes, nos conquistam pela sua simplicidade de serem e de agirem. Entretenimento de qualidade, sem dúvida alguma!

por Cristiano Rosa, 
Escritor e crítico literário
http://www.blogcriandotestralios.com/

2 comentários:

  1. Já li o livro e recomendo muito!

    Literatura de ótimo gosto e que revive a cultura de nosso país, é muito mais que só leitura é um passo pra formação de caráter.

    Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora do meu livro chegar *-*
    Boa resenha :)

    Beatriz Ramos - @letrasefolhas
    http://www.letrasefolhas.com

    ResponderExcluir