domingo, 29 de abril de 2012

Puxando a Brasa pro meu Lado #31 - Os maiores espadachins da Ficção (Parte 3)

Espadachins: guerreiros que se valem das armas brancas mais nobres através de um árduo treinamento, ou devido à suas aptidões naturais, ou ainda, devido a todo um contexto ocasional que acaba lhes causando um "despertar do herói", o momento de trocar suas vestes de "pobre camponês de nobre e puro coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha" por uma armadura ou traje de guerreiro.

Luke Skywalker
Dono do maior de todos os Spoilers do cinema mundial, Luke Skywalker... Ah, tudo que eu disser aqui vocês já leram, viram ou conhecem... É bem verdade que os Jedi não usam espadas, mas uma variante: o Sabre de Luz, uma arma futurística que funciona através do lazer , mas com alcance limitado para que seu manejo seja simples como uma espada qualquer. Além do mais, a luza não tem peso e por se tratar de lazer, o Sabre é uma arma letal já por questões de composição, sem contar que ela está geralmente nas mãos de um Jedi ou de um Sith. Mas voltando ao Luke, o cara que venceu o Darth Vader num duelo justo e sob pressão psicológia (que eu não preciso dizer qual é). Vader criou a Estrela da Morte e não é o líder dos Troopers à toa, portanto, Luke é um espadachim que merece destaque. Além disso, é um Jedi. Precisa-se de mais argumentos?

Jin e Mugen
Espadachins de uma realidade alternativa em que o Japão Feudal já conhecia o universo do Hip Hop e do Grafite, mas a opressão ao povo nipônico é idêntica à histórica da nossa realidade, Jin e Mugen são espadachins que se conheceram por acaso e têm em comum o mesmo hábito: lutar contra malfeitores. O mais engraçado da história de Samurai Champloo é que estão sempre em desacordo e juntos sob a promessa de que, assim que sua jornada acabar, terão seu tão sonhado duelo até a morte. Como os dois espadachins são realmente bons em um anime que não fala apenas de luta, mas de confiança, sentimentos e motivação, considerei empate entre eles e os trouxe até esta humilde lista.

Moryia

Filho de um forte espadachim, Morya foi criado com seus irmãos Kaede e Yuki, e pelo mestre Gensei que também era espadachim. Ele superou a vergonha de ver o mestre morrer sem poder fazer nada, foi acusado pelo crime e seguiu sua vida em busca de força para sua vingança. Cá pra nós, não é nenhum exemplo de vida, mas estamos aqui pra falar de quem assumiu a condição de espadachim como meio de vida e fim de papo! Moryia, teve de vencer Musashi (sim, "O Musashi"), Kagami (um semi-deus) e,  nas últimas linhas de sua publicada história, teve de vencer o próprio mestre Gensei que voltou do mundo dos mortos. Moryia termina sua vida pela espada de modo solitário, não dando explicações a ninguém, mesmo sabendo que fora injustiçado.

Siegfried
O homem que libertou o espírito maligno da lendária Soul Edge, assumiu outra identidade, como um demônio que se alimenta do caos, untou-se à espada e passou a apavorar exércitos do mundo todo. Esse é o universo paralelo ao nosso, o game Soul Calibur. Siegfried derrotou Cervantes e o espírito da espada Soul Edge. Como recompensa, Soul Edge fundiu-se a ele a se apossou de seu corpo, dando luz à Nightmare, a personificação da Soul Edge. Transformado em Nightmare, lutou contra Raphael e perdeu. O esgrimista separou seu corpo da espada e a destruiu. Soul Edge, porém renasceu. Siegfried estudou um modo de detê-la e descobriu a história da Soul Calibur, uma espada nascida para destruir Soul Edge. Os primeiros anos empunhando Soul Calibur foram bons, Siegfried adotou a destruição da Soul Edge como razão de viver e passou o resto de seus dias a procurá-la para destruí-la. Mas, sabendo da natureza da Soul Calibur, tão possuidora quanto a Soul Edge, mas não de modo demoníaco, Siegfried adverte seus discípulos: "Não deixe que a espada pense por você."

Cloud Strife
Confesso pra vocês... eu achava as lutas em Final Fantasy VII um tanto paradas para um RPG. Mas pensando nisso, as lutas em RPG são paradonas mesmo. Era minha opinião até encontrar o filme Adventure Children, na qual Cloud mostra a real capacidade física de um Soldier. Se você viu o flime, este link é pra você. Caso não tenha visto, saiba que o link é um Spoiler grosso sobre o filme. Cloud já provou ser o protagonista de RPG mais styled: pilota uma moto furiosa, possui uma espada que se divide em outras seis e é dono de uma força estrondosa... bem, o vídeo fala por mim. E o Cloud fala pela espada.

Os melhores espadachins... na próxima!
BE THE FIGHTER!

2 comentários: