terça-feira, 31 de julho de 2012

O Carteiro Jaiminho ganha homenagem - Nerd News

Na semana passada, mais precisamente no dia 25 de Julho, Jaiminho, do seriado Chaves, ganhou uma homenagem na cidade natal do personagem, a cidade mexicana Santiago Tangamandapio.


Jaiminho em sua pompa e glória

O carteiro era interpretado pelo ator Raúl Chato Padilla. Agora, todos que chegarem à cidade poderão ver a estátua do "morador" ilustre.





A peça foi feita em bronze e tem dois metros de altura. O custo da obra foi de 260 mil pesos e agora é a principal atração turística do povoado.


Juan Campos González, prefeito da cidade, afirmou que, com esta estátua, pretende mostrar que a cidade que o personagem tanto falava de fato existe.


Caracas! E eu que pensava que, quando o Jaiminho falava de Tangamandápio, se referia a alguma cidadela pobre do México, fato que teria deixado os tradutores em maus lençóis. A solução teria sido colocar o nome da cidade paulista "Tangamandápio", terra natal de Monteiro Lobato.




E agora, em pleno século XXI é que me toquei do fato: existe uma Tangamandápio no México. Não era uma adaptação, como quando o Professor Girafales dava aulas sobre o Descobrimento do Brasil ou a Independência.


Questões ligadas à contribuição do seriado (popularizado na terra verde-amarela pelo SBT) são discutidas até hoje por educadores, humoristas e blogueiros no mundo todo. Acrescentando: você sabia que Matt Groening (criador dos Simpsons) disse que Chaves estava entre seus programas de humor favoritos e serviu de inspiração para sua mais famosa obra?

De toda a forma, me sinto menos estúpido agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário