sábado, 5 de janeiro de 2013

Power Athlete - Puxando a Brasa Pro Meu Lado

É, eu sei que faz um tempinho que a gente não dá as caras por aí... nem que eu faço uma resenhazinha OLDSCHOOL sobre games, mas esses tempos voltaram.

Hoje nós vamos dar uma volta no túnel do tempo diretamente para o Power Athlete, um clone do clássico dos games de luta (já há muito tempo relatado por mim, nestas postagens): Street Fighter II...

Resta-nos avaliar se a Kaneco realmente(sério, a empresa se chama Kaneco mesmo!) plagiou na maior cara-de-pau a obra-prima da CAPCOM, ou se foram pequenas coincidências. 

Não é regra geral, mas os criadores de jogos de luta usam artes marciais como elemento matricial. Até aí, nenhuma novidade. Mas também é aí que pode “morar” o plágio, além das roupas, do aspecto físico, etc. Mas voltemos ao Power Athlete. É um clone firme do Street Fighter? Saca só:

Os personagens são as maiores evidências de um jogo “derivar” do outro. No nosso caso, algumas coincidências parecem ser até referências aos personagens da CAPCOM.
Joe x Ryu/Ken

Joe é americano? Acho que com esse nome, sim, né? Então... luta caratê, possuem golpes como o Hadouken e um golpe antiaéreo muito particular (alusão distante ao shoryuken, mas com pose também de Kamehameha?). Seu traje de luta é um kimono branco, breceletes (ao invés de luvas) e uma calça preta. Um outro detalhe em comum com os caratecas da CAPCOM é que Joe luta descalço.
Joe errando seu fantástico golpe antiaéreo
 diante de uma multidão de desocupados




Vagnad x Dhalsim/Zangief

Dá uma olhada na lata desse maluco!!! Não é cara (não) pintada do Dhalsim? Os olhos são brancos também. Mas de corpo inteiro, Vagnad lembra Zangief, além de ser russo (tá, o Zangief era soviético, mas hoje, pra dar aquela ajeitadinha, consideram o cara como russo. Pelo menos eu li isso no CAPCOM VS SNK 2, que eu jogo desde 2005). 

Tanto o tio Vag quanto o tio Zanga são donos de um dos golpes mais fortes dos (seus) jogos, que casualmente envolve imobilização. Um outro detalhe é que os dois possuem golpes que chamo grosseiramente de soco giratório. Dizem que a cor da pele do Vag é devido a exposições nucleares (Hulk detected!!!). Já, as “fendas” na pele de Zangief são supostamente cortes das garras dos ursos siberianos, ou originadas das máquinas e ferramentas metalúrgicas, mas a CAPCOM nunca justificou com seriedade as marcas do “Ciclone Vermelho”.
Na falta de vassoura...

Reayon x Chun Li

Essa tava mais que na cara, né? A diferença é que a musa de Power Athlete é tailandesa. Eu disse musa? Bom, não dá pra discutir a etimologia do termo, mas como ela é a única mulher, é também a mais bonita. [Tá, a mais feia também, mas isso não vem ao caso!]. Rápida e de boa luta aérea, coisas que a chinesa do Street Fighter também é... e usa uma toquinha no cabelo (sei que a Chun Li usa duas, ainda assim, me parece uma incrível... eeerr... coincidência.)



Gaoluon x Guile

Em 1992, eu via o Guile como um personagem muito autêntico e até moderno, com aquele cabelo, aquele jato no fundo do cenário e golpes muito bem dosados. Gadeon não é tão diferente do herói norte-americano. Claro, tem diferenças muuuuito evidentes, mas questões como o cabelinho exótico e o flashkick levam os dois aos padrões comparativos. Gadeon é chinês, e luta com auxílio de duas armas exóticas que funcionam como bumerangues quando arremessados (é um dos golpes mais apelões do jogo, diga-se de passagem). Já o rendimento do flashkick é uma vergonha. O golpe quase não presta como antiaéreo, e contra inimigos no chão também é um fiasco.


Baraki x Blanka

Eita! Se eu fosse queniano, eu juntaria todas as autoridades do Quênia para processar a Kaneco. O primeiro representante do Quênia é um nativo com roupa de couro de leopardo, cabelo moicano verde e uma argola à lá Pedrita & Bam-bam no nariz. Sem contar que o cara é incrivelmente fora de forma. Se tivermos o jogo como base, me parece que quenianos não passam de gordinhos esfomeados, de uma civilização pré-histórica. O cenário e o semblante do cara são impagáveis. Não é verde, não é brasileiro mas é (também) incrivelmente bizarro!

Adendo: talvez ele também seja baseado no Dhalsim, considerando o quão exótico é o lutador com suas pinturas corporais e cultura.

A magia do Baraki é um círculo laranja que lembra fogo, mas imagine-a como se Guile soltasse o Sonic boom verticalmente, para que ficasse na altura de um hadouken. Ah, sim, quanto ao cenário:
"O Quênia mantém seus pântanos com fósseis jurássicos."
Advogados do Quênia perdendo dinheiro bem aí.
"Roooar! Mim não chamar Blanka!"
Warren x Dhalsim

Esse cara é bastante curioso: nativo do Havaí, Warrien lembra o Dhalsim sem sua pintura no rosto típico da cultura que não conheceu nosso grau de civilização. Mas logo ele e seu povo chegarão ao grau de civilização ao qual chegamos, e então terão carros, prédios, fumaça, poluição, violência gratuita, etc...
Após a luta, banho de mar no Havaí!




O que é muito original é o cenário do cara: um dos melhores efeitos de movimento da água que os 16 bits podem oferecer.


Buoh x Honda
Representantes da cultura japonesa mais enraizada, Honda e Buoh fazem alusão ao teatro de Kabuki. Sendo que o lutador de Sumô da CAPCOM tem pintura no rosto e Buoh também tem longa cabeleira vermelha, a qual consegue desferir uma chibatada letal chamada "Cabelo Assassino" (seria um ótimo título para filme trash).
Até acho que o Japão tá bem representado... mas peraí, o jogo é da empresa chamada Kaneco Corporation Limited, pelo que me consta, é japonesa. Então essa porcaria só poderia dar bons lutadores japoneses.



Nick x Ken/Vega
Adivinha de onde vem esse maluco! Se você não jogou esse jogo, dificilmente citaria a Espanha. É dono de um dos cenários mais legais e de uma técnica muito estilosa: uma mistura de breakdance e malabarismo com facas. Nick comemora suas vitórias com as famosas castanholas espanholas e parece ser tão arrogante quanto Ken Masters.

Tá, eu sei... lutando armado e sendo espanhol, ele está mais para Vega, né?




Ranker x Bosses

Essa vai ser dureza, mas tenho de admitir que esse personagem é bem original. Ranker é o não-selecionável chefe do jogo. Sabe aquela falta de porte do M.Bison? Esse cara tem de sobra. E se você tirar o quepe do Bison, vai ver uma semelhança facial notável. Porém, o corpo é mais semelhante ao de Sagat. A magia desse cara é semelhante ao Reppuken de Geese Howard (da SNK). É tanta referência pequena (ou nem é referência), que eu sou obrigado a dizer que o cara é original mesmo.

Não é exatamente fácil lutar contra Ranker
Mas... Fuck Yeah!

Por agora é isso, galera!
Hora dessas a gente volta ao túnel do tempo.

BE THE FIGHTER!!!

Talvez você também queira ler:

10 séries de games que valem a pena conhecer!
EVO 2012 encerrada
Nestis ainda vive?

Um comentário:

  1. Eu não conhecia esta série, mas realmente parece um plágio. Texto cativante, meu bom amigo.

    ResponderExcluir