quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dentro da Mochila - um pequeno passo para um homem...


Todos sabem que o Projeto Apollo foi um conjunto de missões espaciais entre 1961 e 1972 com o objetivo de colocar o homem na Lua. Começando com vôos inexpressivos automáticos não tripulados(até a Apollo 6 em 4 de Abril de 1968) - incluindo o trágico destino do Apollo 1 (ou AS-204)
e culminando com o bem sucedido vôo com Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins , e com o apoteótico pouso da Apollo 11 em solo selenita em 20 de julho de 1969.
Após seis missões de completo êxito, dois acidentes(Apollo 1 e Apollo 13), o objetivo de estabelecer uma constante presença humana na Lua foi abandonado em dezembro de 1972, com o voo de Eugene Cernan, Ronald Ellwin Evans Jr. (1933—1990) e Harrison "Jack" Schmitt no Apollo 17, totalizando 12 bravos seres humanos tocando terreno alienígena.
O último suspiro do projeto Apollo foi o encontro pacífico em Julho de 1975, em órbita terrestre entre os astronautas Tom Stafford, Donald "Deke" Slayton(1924-1993) e Vance Brand com os cosmonautas soviéticos, Aleksei Arkhipovich Leonov(herói russo e primeiro ser humano a realizar uma caminhada espacial) e o veterano Valeri Nikolayevich Kubasov, da Soyuz 19.
Os excessivas quantias necessárias para manter um homem vivo no espaço, o constante corte de verbas pelo congresso aliados ao desinteresse da opinião pública estadunidense com o projeto deram fim ao Apollo e qualquer outro projeto em vista, abortando as missões da Apollo 18, 19 e 20. Recentemente o presidente Obama cancelou o projeto de retorno a Lua, claro que com a crise de 2008 o problema de ir ao satélite é dinheiro, certo?Errado. É o que diz "Apollo 18", denso suspense de ficção científica do badalado diretor russo Timur Bekmambetov(Guardiões da Noite), que se utiliza de "gravações perdidas", com ênfase documental, como "Cloverfield - Monstro"(2008) e "Bruxa de Blair"(1999).
O pôster do filme com a famosa pegada humana no arenoso solo lunar em frente a uma lúgubre marca com três dedos adverte "Existe uma razão para nunca termos voltado para a Lua".
A trama, saída do roteiro Brian Miller, vencedor de um concurso aberto por Bekmambetov, aparentemente revela que a missão existiu Apollo 18 aconteceu(em alguns meios conspiratórios, é chama de "A Missão Fantasma"). lançada no início dos anos 1970, longe do conhecimento público, com mais do que pedras a serem vistas na Lua -

o resgate de um veículo e corpos alienígenas em uma possível colaboração com a União Soviética (note o brasão comunista no canto superior esquerdo do pôster), tecnicamente os russos foram os primeiros na Lua com a sonda automática Luna 2 (há quem diga que eles pisaram lá em 1938).

Pelo pôster dá-se a entender que é um filme de monstros do tipo "Alien, O Oitavo Passageiro", porém, o trailer lançado indica que está mais para alienígenas parasitários, como o óleo negro de Arquivo X.

O trailer também mostra, se piscar perde, o que parece ser um módulo lunar russo.
O filme, que estréia no país no dia de Tiaradentes, com o título "A Missão Proibida - Apollo 18" r

evelará, enfim, que a missão existiu, para logo após convencerem Estados Unidos e União Soviética a nunca mais almejarem a Lua.
Lembrando que algumas teorias da conspiração apontam a também cancelada Apollo 20, tocando a Lua em 16 de Agosto de 1976,

para, com ajuda soviética da Soyuz e do veterano cosmonauta Alexey Leonov, resgatar uma antiga e gigantesca espaçonave alienígena que tinha sua existência descoberta desde 1966, adormecida no lado escuro da Lua, - onde, dependendo do veio teórico também teriam ruínas de uma cidade - a teoria e a "documentação vazada" também incluem uma forma de vida humanóide, de codinome Mona Lisa.
Assista o trailer de Apollo 18:
A maior das aventuras humanas é também a mais horrenda experiência.

Até mais e que a força esteja com você.

2 comentários:

  1. Foram 18 homens pisando a lua, nao?

    ResponderExcluir
  2. Não. Acredito que o seu engano seja creditado por contar o ocupante do módulo orbital. As Apollos eram tripuladas sempre por 3, sendo que 2 alunisavam. Como no vôo de 69 em que Armstrong e Aldrin pisaram na Lua, enquanto Collins permanecia acime, em orbita lunar.

    ResponderExcluir