domingo, 1 de maio de 2011

Nerd ou Rico? (Não é o Puxando a Brasa pro meu lado)

É bem possível de se ser os dois. Mas eu estava conversando com um amigo meu que é funcionário importante num banco, e nossa conversa rolou sobre dinheiro trazer felicidade e modos de conseguir mais dinheiro. E ele disse que era tudo uma questão de otimizar o uso do tempo.

Lá pelas tantas, ele me contou que perdeu num lance de azar na bolsa o equivalente a R$ 5.000,00. "Perdi brincando." Ele dizia. "Sempre que investir na bolsa de valores, na Petrobrás, na Vale, tem que ficar atento ao mercado. Tem que tomar café ouvindo notícias e não tirar o olho do jornal. Eu bobeei. E lembro que eu nem me distraí muito. Talvez nem dependesse mais do meu esforço. Mas perdi a grana brincando."

Esse meu amigo precisou de apenas 2 meses para juntar os 5 mil. Em comparação a isso, eu precisaria de 10 meses pra juntar apenas mil, com muito esforço.

Ao invés de ocupar meu tempo com a bolsa de valores, eu entro no MSN, lavo a louça, cozinho, arrumo a casa, dou um telefonema, vejo um filme, leio... e às vezes até sonho acordado.

Ao invés de ocupar meu dinheiro com a bolsa de valores, eu tomo um cafezinho, compro filmes, HQs e mangás, frequento lancherias, cinemas, e faço pequenas viagens no meu carro... geralmente, acompanhado de meus amigos.

E, mesmo que muitas vezes eu termine o mês na completa pindaíba... Eu prefiro saber do Universo Nerd do que da Bolsa de Valores. Talvez dê pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas não com o meu salário. E já que eu posso escolher, decidi ser Nerd.

Não que dinheiro não traga a felicidade. Talvez. Mas cultura é retorno garantido, com certeza!

Um comentário: