sábado, 29 de outubro de 2011

Puxando a Brasa pro meu Lado #22

Megaman(ia)

Quando eu fiz o Puxando a Brasa 12 -  sobre games - não faltou pedra pontuda voando, por eu citar Megaman antes de Zelda, vocês lembram disso?

Não vou justificar a posição em que coloquei os jogos. Tampouco serei polêmico a ponto de dizer que eu estou mais certo do que os que botam Zelda acima de Megaman. Eu quero é justificar um fato...

Sou fã de Megaman desde o Nintendo 8 bits, que alguns de vocês chamam de Famicon.

Se bem que o primeiro jogo que me chamou a atenção foi Street Fighter do N-8b. Mas é assunto pra outro post. Nos anos 90, as locadoras da minha cidadezinha estavam ampliando o futuro. Começou com a vinda dos jogos de Super Nintendo  Dead Dance (da Jaleco, um derivado de Street Fighter que investia em bonecos pequenos e em muito som. A Jaleco ficou famosa aqui no Brasil justamente pela música dos jogos), F-Zero (de corrida futurística) e Megaman X. Antes disso, eu pouco sabia sobre a existência do ano 20XX... (do enredo de Megaman).

O que eu vi naquele dia foi semelhante a isso:


(E abro um grande parêntese para a aparição de Zero: [adiante o vídeo para 3:00, e você vai entender]


Com direito a tema próprio, um pouco repetitivo, mas muito bem feito para a época.

 Fecho aqui o parêntese.)

Não deu outra! Procurei tudo que pude sobre Megaman.

Aí comecei a jogar com meu amigo Tiago, Megaman 4 e Megaman 7 (ambos Nintendo-8B), sendo que o 7 nós conseguimos terminar depois de 1 ano jogando. Pelo menos todos os segredos do jogo estavam abertos.

Terminado o 7, entendi que o Megaman X não era simplesmente o 10, mas sim uma versão mais futurística do que estava por vir.

Além do mais, Megaman (sem o X) é um robô com design de uma criança, gerou séries animadas no Japão e até um desenho que foi exibido aqui na terra tupi... Mas é papo pra outro post (jogrão cretino, hein?).

Megaman 7 também saiu para Super Nintendo, numa versão bem mais colorida...
(Musiquinha viciante!)

E a era do Playstation começa com a animação muito bem-feita, baseada na série animada japonesa, só a  abertura da 8ª versão era o ouro:



Os fãs mais entendidos de edição em 8 bits também fazem suas odes sobre o game, como é o caso de Megaman 8 - 8bits!


(Não, não é um jogo, é só um vídeo feito em 8 bits, mas ficaria incrível, não?)


Em pleno século XXI, para os otimistas, parece óbvio que a robótica alcançará o estágio mais avançado da criação. No caso de Megaman, a evolução seguiu desenfreada, poucos são humanos, enquanto robôs como Megaman são a esperança, feitos em formato mais humano.

Já a era de Megaman X quase perde o sentido, já que 99% dos personagens não são humanos, e as lutas acontecem em áreas completamente informatizadas.

Ainda assim, não perde o impacto. Megaman X sempre começa tentando vencer um adversário mais forte, é acudido por Zero e entende que precisa de mais poder pra detonar a robótica do mal. E a graça está justamente em evoluir.

A historyline de Megaman mostra robôs com várias utilidades sendo corrompidos por Willy, um cientista maluco que acha que os mais inteligentes devem triunfar independentemente dos métodos.

Já os inimigos de X são bem menos humanos, não só robôs antes úteis, mas fabricados até por outros robôs feitos com intenções maléficas. Esses são infiltrados nas principais instalações da cidade (usinas, esgotos, reservatórios...) para dominá-las. A coisa fica feia, porque esses robôs foram feitos para lutar, dominar.

Atualmente, levantou-se rumores os mundos de Megaman e Megaman X e até um pouco do Net Warrior serão fundidos, em nome da diversão maior: um RPG multi-massivo!


Curioso? Tem mais do gameplay aqui:


Os fãs da série X devem ter encontrado claramente as referências a chefes das versões 1, 2 e 3... dos outros, ainda acho que é só boato.

Breve, no seu X-box, PS3 ou outro videogame que eu vou demorar a vida inteira pra comprar...

Um comentário:

  1. Só pra puxar sua brasa e atiçar um foguinho, tivemos uma noite de petiscos onde eu joguei Marvel x capcom com o Zero, e amei XD
    O zero nao é do mgamen ne .... ta bom, mas eu queria contar para alguem q entenderia.
    beijos na alma meu irmao!!!
    NIsa Benthon

    ResponderExcluir