segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dentro da Mochila - A Luta do Século

A editora Panini prepara o relançamento histórico no Brasil da clássica edição Superman vs. Muhammad Ali, será a primeira vez que a edição é publicada no país desde que a saudosa editora Ebal, em 1979.
Na história de Denny O´Neil(A Noite Mais Densa), o último filho de Krypton e o campeão de boxe Cassius Marcellus Clay Jr., mais conhecido Muhammad Ali, - "O Atleta do Século" pela revista Sports Illustrated em 1999 - são considerados os dois dos maiores combatentes que já passaram pelo planeta, uma poderosa armada alienígena da raça conhecida como Scrubb, cuja ameaça paira sobre a Terra dá o ultimato para a humanidade escolher seu campeão que vai lutar pela espécie ou a destruição total.Sinceramente a história por si já é um absurdo e é cheia de furos no roteiro, mas a edição vale pela conjuntura histórica - em 1978, data de lançamento , fazia quatro anos que Ali ganhara a luta de Kinshasa, no antigo Zaire(retratada no documentário "Quando éramos Reis", de Leon Gast), realizada após Ali ter o título dos pesos pesados tomado após se negar a participar da Guerra do Vietnã - "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?"-, ficar sem três anos sem lutar e da derrota para Joe Frazier da qual parecia que nunca iria se recuperar).Kinshasa colocou Ali frente a frente do jovem campeão George Foreman que derrotou, na mesma ocasião Ali discursava sobre o racismo em seus Estados Unidos natal e sob a bandeira do pan-africanismo se colocou como o lutador da África dando-lhe a mesma aura de um Martin Luther King ou Malcom X. Tudo isso como se não bastasse o impressionante feito de 73 ao lutar com Ken Norton e suportar 12 assaltos com o maxilar quebrado.O prestigio e carisma de Ali estava no auge lhe dando um espaço imortal na cultura pop.
Superman vs. Muhammad Ali em todos os sentidos é um salto para a década de 1970 a capa de Neal Adams evoca ainda mais esta viagem no tempo e é um espetáculo à parte, mesclando personagens da DC com personalidades influentes e reais da época como as figuras políticas do então presidente Jimmy Carter, a primeira-dama Rosalynn Carter, o ex-presidente Gerald Ford, os nomes do esporte como Pelé, Don King e Joe Namath, aos grandes do Show-biz como The Beatles(com Yoko Ono e Linda McCartney), Kirk Alyn(O Superman do cinema do final dos anos 40), Lucille Ball
,Sonny Bono, Johnny Carson, Cher,Dick Clark, Phyllis Diller, os The Jackson 5, Jerry Garcia, Ron Howard, Jack Larson, Noel Neill, Tony Orland, Donny Osmond e Marie Osmond,
Wayne Rogers, Frank Sinatra, Raquel Welch, Wolfman Jack e Christopher Reeve(com óculos representando Clark Kent), o escritor Kurt Vonnegut(de Matadouro 5), na mesma platéia composta pelo staff da DC Comics daquele tempo formado pelo próprio Neal Adams e o roteirista Dennis O'Neil, Terry Austin(de Lanterna Verde), Cary Bates(produtor de Superman - O Filme), William Gaines(finado publisher de Contos da Kripta), Jenette Kahn(publisher da DC), Gil Kane(artista e colaborador da animção de 1988 do Superman), Joe Orlando(publisher da revista Mad), Julius Schwartz(responsável pela revitalização de Batman em 64), Bob Wiacek(roteirista do Superman no meado da década de 70) e os pais do Superman, Joe Shuster e Jerry Siegelao mesmo tempo que os espctadores fictícios como Barry Allen(o segundo Flash), Batman, Hal Jordan(o alter-ego do Lanterna Verde da Terra), Lois Lane, Lex Luthor, Diana Prince(a Mulher Maravilha), Oliver Queen(o Arqueiro Verde), Ray Palmer(o diminuto herói Elektro), Jimmy Olsen - escolhido como emissor para a TV Galactica) e o personagem mascote da revista Mad, Alfred E. Neuman .
A edição vem em formato livro, tendo um formato maior que o normal(53 x 36,5 cm), enaltecendo a arte de Neal Adams. Superman vs. Muhammad Ali - Edição de Luxo terá 96 páginas em papel couché, formato 19 x 28,5 cm e custará R$ 22,90.
A Panini aproveita o relançamento da história nos Estados Unidos que aconteceu em Novembro de 2010, que concorreu ao Harvey Award como melhor republicação.
Até o momento a editora não anunciou a data de lançamento.
Até mais e que a força esteja com você.

Um comentário:

  1. A galera Old School sabe quem venceu essa luta. Mas pra que estragar o mistério, né?

    Grande postagem, Andrezinho!

    ResponderExcluir