sexta-feira, 7 de março de 2014

A vez dos Secundários... - Puxando a Brasa Pro Meu Lado

Ele manda ver nas aventuras que não lhe pertence. Enquanto o herói é o astuto, o bravo, o guerreiro da espada, ali está ele, que vai firmá-lo quando perder o chão, segurá-lo pela capa quando ele desmaiar à beira do abismo, que vai diverti-lo quando as noites forem muito escuras e a jornada for deveras longa, e aguentará firmemente as pontas, para que o herói, de fato, tome a atitude que o faça digno desse nome.  No entanto, eles nem sempre são premiados com deveriam ser... é claro que estou falando do coprotagonista. Aquele escudeiro que dá a alma pelo que julga mais importante: o herói.
Antes de continuarmos, vamos deixar uma coisa muito clara: não há motivo para reduzir as façanhas dos heróis. E havemos de admitir: por vezes os ajudantes, escudeiros e amigos ficam com a pior parte. Nossos coprotagonistas estão aqui e ali para ajudarmos a livrar o povo da opressão. Ou para acabar com o sossego do vilão que estava triunfante ante o herói caído. Caras como, por exemplo...
1 - Robin (Batman – DC)

É claro que o exemplo-ícone a ser seguido entre os ajudantes está nesta lista. Robin (entre tantas versões dos quadrinhos) já foi trapezista, ladrão, filho do Batman e outras barbaridades... As grandes injustiças com este coprotagonista ocorrem, geralmente, nos filmes: não houve um único filme em que Robin não fosse ridicularizado, sendo que, os filmes em que ele aparece mais se assemelham com comédias. São uma bela vergonha para a Warner/DC.
Upgrade: é merecido: um dos Robins se tornou o Asa Noturna (uma espécie de justiceiro, assim como o Batman). Robin também se tornou o líder dos Jovens Titãs, e em outras versões dos Titãs. Inteligente e sempre guiado pelo espírito de justiça, Robin promete mais na Saga dos novos 54, onde aparecem não um, mas quatro Robins ao mesmo tempo. Os mais ligados em quadrinhos sacam que as possibilidades são numerosas: Robin já “upou” para Asa Noturna, Capuz Vermelho e até para Batman. Em contrapartida, o próprio Bruce Wayne já vestiu a roupa do menino-prodígio.
Em tempo: O Asa Noturna é selecionável no game Injustice (PS3/XBOX/WII). Achei o carinha bem apelão.
2 - Navy (Zelda – Nintendo)
É mais ou menos assim que
eu imagino a Navy...
Em “Ocarina of Time”, Navy é escolhida pela grande árvore de nome infeliz (Deku) para que guie o pequeno Link, o único kokiri sem fada para que ele desbrave a terra de Hyrule. Navy, apesar de muitas vezes ser chata gritando o tempo todo “Listen!!!”, prova-se, mais de uma vez que é uma sábia guia sobre criaturas, lugares e modos de batalha. Arrisco dizer que talvez Link jamais consiga salvar Zelda sem as palavras de Navy, considerando a natureza desconfiada da fada e certas informações que o jovem guerreiro jamais teria acesso, já que Link nunca vai à biblioteca.
Upgrade: não houve. Entretanto Navy mostra sua moral na luta contra Ganon em Ocarina of Time, do Nintendo 64. Até agora não achei fortes referências à Navy na Wikipedia. Se alguém quiser escrever comigo, tamos aí!
Em tempo:  Tentem encontrar melhor imagem dessa personagem. E um único texto sobre ela.
 
3 - Tails (Sonic - Sega)
Um dia um porco-espinho caiu em um caldeirão com tinta azul radioativa... – Sonic é um jogo que sempre tentou despertar a adrenalina do jogador. Desde os princípios o critério-mor é a velocidade de raciocínio. Sonic estava muito bem sozinho, mas as sequências o colocaram ao lado de Tails. Por muitas vezes atrapalhado, a raposa de duas caudas pisa onde não deve, conta com plataformas que Sonic já fez despencar, puxa alavancas e ativa elevadores que Sonic ainda precisaria... Enfim: tem vezes que Tails é mais um “atrapalhante” do que um ajudante. Por outro lado, existem também vantagens de Tails: uma relativa imortalidade (quem joga as versões do Mega Drive sabem do que estou falando) e a possibilidade de vencer vários chefes enquanto Sonic protege uns 400 (mil) anéis de força que juntou na fase.
Upgrade: Em Sonic Adventure, Tails ainda tem ar inocente, mas é cientista e piloto, tornando-se um dos grandes cérebros da saga Sonic. Ele desafia as invenções do Dr. Eggman com as suas próprias, especialmente com seu avião “Tornado 2”. Tails atualmente é o 3º personagem da SEGA mais querido, perdendo apenas para Sonic e para Shadow.
Em tempo: Cadê o Knuckles nesse ranking, caras?

4 - Yoshi (Mario)
Estou imaginando alguns de vocês segurando o mouse com tremedeira: “Como assim o Yoshi? E o Luigi?” – Pode-se dizer que Luigi é um protagonista, não? E que a maior parte da saga “Mario” tem dois protagonistas, certo? Bem, -a bola da vez- um grande coprotagonista é o dinossauro provindo da Yoshi’s Island: Yoshi (jura?). Geralmente verde, Yoshi é meio indefinido: bota ovos e dá uns gritos um tanto estranhos, não se sabendo com certeza se é um macho... mas o importante é que ele é um bom parceiro para atravessar as perigosas fases do reino dos cogumelos. Yoshi também é um tanto covardão: não entra em castelos ou em casas assombradas. Porém, dificilmente um Yoshi vai atrapalhar seu desempenho no jogo, a menos que você queira montá-lo enquanto ele corre em direção um precipício (não seja burro!). Geralmente Mario e Luigi são quem empentelha o bicho usando-o como degrau para alcançar plataformas mais altas. (Quem nunca, né?)
Upgrade: Yoshi foi eleito protagonista em Super Mario World 2, jogo também conhecido como Yoshi’s Island. Yoshi também foi adiante em versões posteriores de Mario: um exímio participante de Mario Kart, Mario Party e Mario Tennis.
Em tempo: Já jogou Mario Party?
5 - Sam Gamgee (O Senhor dos Anéis)
Na minha visão de O Senhor dos Anéis, Frodo é praticamente um santo, o tempo todo tentado pelo anel. Até o ato final. Ao longo da trilogia, Sam prova que os valores da amizade são maiores que o dos poderes míticos. Seu olhar é sempre de compaixão com o amigo Frodo, que tem de carregar o fa(r)do: o anel que pode dominar ou destruir a Terra-Média. Frodo cambaleia, se perde, se exausta, mas Sam está sempre ao seu lado. E, mesmo sob constantes ameaças: o Gollum, Orcs e aranhas gigantes, Sam não hesita em partir para o ataque e ajudar Frodo a qualquer custo, chegando a carregá-lo nos ombros...
Upgrade: Sam vira protagonista em vários jogos relacionados ao filme da obra épica. Além disso, é o único personagem que se casa e acaba portando o livro escrito por Frodo e seu tio Bilbo. Fica na imaginação do leitor a ideia de que Sam teria continuado a escrevê-lo ou guardado em uma prateleira para lê-lo aos seus filhos e netos.
Em tempo: Se você jogou Lord of Rings - The Return of the King, no PS2, provavelmente você quase sentiu na pele as desventuras de Sam. 
6 - Rony (Harry Potter)
Leal e companheiro, Rony é de uma família de numerosos irmãos e cheio de apetrechos de segunda mão, já que é o sexto filho de sua geração. Por resultado, o escudeiro de Harry Potter é um tanto frustrado, já que Harry é herdeiro de quantias significativas e de um grande legado. Mostra-se muito valoroso quando, com Harry e Hermione é obrigado a jogar uma partida de xadrez de bruxo (referência à cena do tabuleiro gigante) e prepara as peças de modo que os dois colegas vencem após seu sacrifício.
Upgrade: Em muitos momentos da saga de HP levam Rony ao topo, como o grande protagonista da sua própria história, como quando é nomeado monitor no quinto ano e quando é admitido na equipe de quadribol. Rony chegou a namorar antes de a saga encaminhar-se ao final, mas depois de uma verdadeira treta a luz do amor se revela, quase literalmente.
Em tempo: Fãs da série discutem a possibilidade de que a narrativa fosse focada em Rony e o resultado/sucesso da história como um todo não seria muito diferente. Afinal, a história de Rony tem início meio e fim muito bem colocados.

7 - Watson (Sherlock Holmes)

É elementar, meu caro leitor, que Watson, o narrador das grandes sagas do melhor detetive do mundo não poderia ficar de fora. Watson conheceu Holmes procurando um quarto conjunto, para evitar gastos com a hospedagem. Holmes era uma pessoa tão estranha que deixou Watson curioso a ponto de segui-lo e, enfim, ser reconhecido pelo protagonista como um amigo útil. E se você não conhece Sherlock Holmes, isso é um bruto elogio.
Upgrade: Não foi necessário. Não se vê evolução em Watson, mas logo se tem a sensação de que temos sorte em ele estar com Sherlock, pois esse expõe muitas vezes sua linha de raciocínio para o amigo.
Em tempo: 1) a tão famosa expressão de Sherlock “É elementar, meu caro Watson.” – ficou famosa devido às representações cinematográficas. Holmes nunca disse tal coisa em um livro sequer. 2) O filme “Sherlock Holmes” de 2012 só ficou [bom] razoável devido a Robert Dowley Jr. Qualquer outro cara no papel transformaria o filme numa droga, se é que você já não pensa isso.
8 - Kato (Besouro Verde)
Ah, a série do Besouro Verde fez época junto com aquela do Batman... As histórias eram, de certa forma, muito parecidas. Muito diferente do filme, o Besouro Verde e seu assistente cujo alter-ego não possuía alcunha, vigiavam a cidade abordo do Beleza Negra e desciam a porrada na bandidagem em geral. O Besouro era um excelente artista marcial, além da habilidade detetivesca. Porém, como todo o ser humano, ele tinha costas. E é aí que entra (UI!) Kato, fiel guarda-costas e também lutador marcial.
Upgrade: Não houve uma continuação para o seriado, mas... enquanto o lamentável filme colocou o pobre Besouro Verde na pele de um palhaço rico, Kato ganhou a tarefa de verdadeiro herói, além dos múltiplos talentos mecânicos, marciais, culinários... Enfim, era praticamente o Chuck Norris de tudo que estudou na vida.
Em tempo: Vocês sabiam que o Kato original era interpretado pelo Bruce Lee?


9 - Nappa (Dragon Ball)
Sim! Os malvados também tem vez! Embora a hierarquia fosse implícita, pois Vegeta era “o príncipe dos Sayajins”, o brutamonte Nappa se dizia mais forte de (quase) todos. Ajudante? Nem sempre... mas Nappa se dignava a matar/comer/trucidar/exterminar os vermes com os quais Vegeta não queria sujar as mãos. As coisas iam muito bem para os ditadores, até encontrarem o planeta mais controverso de todas as ficções: a Terra. Você deve saber que a luta final de Nappa caminhava para o desfecho mais lógico: a morte pelas mãos de Goku... e prevendo o resultado, Vegeta resolve “se livrar dessa vergonha”, matando o Sayajin careca [mais amado do São Paulo].
Upgrade: Não deu tempo. Nappa morreu antes de qualquer melhoria.
Em tempo: Por outro lado, em Dragon Ball Budokay Tenkachi 3 (PS2), pode-se ver que Nappa ainda poderia ter se transformado em macaco gigante e dado ainda mais trabalho para “os guerreiros Z”. Sayajins estúpidos... deveriam ter começado a luta à tarde.
E, para finalizar essa listinha... (Aaaahhhhhh!)

10 - Bucky / Soldado Invernal (Capitão América – Marvel)
Polêmico e controverso, Bucky foi o fiel escudeiro do homem que muitas vezes dependeu do escudo. (Baita trocadilho, Bier! Parabéns!)
Nas HQs, Bucky descobriu a identidade secreta do Capitão América na mesma época em que perdeu o pai. O governo americano resolveu investir uma grana esperta no garoto, fez um treinamento especial para estar ao lado do Capitão América.

Upgrades: Depois disso, as linhas históricas se separam: 1) Bucky ganhou um braço biônico após o acidente que congelou o Capitão; 2) Bucky também foi congelado, mas encontrado pela Hidra; 3) Bucky substituiu o Capitão América durante uma aposentadoria precoce.
Isso sem contar que outras pessoas tentaram substituí-lo, mas a maioria se afastou devido à responsabilidade de aparar as lágrimas de Steve Rogers.

Em tempo: Ver como ficou esse filme do Capitão América que foca o Bucky. Eles começaram invertendo os papéis, vamos ver no que vai dar.
Por agora, é isso aí, pessoal!
BE THE FIGHTER!
_______________________________________
Talvez você também queira ler:

2 comentários: