quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nerd News: "O Alquimista" está entre os 10 livros mais lidos nos últimos 50 anos

Pesquisa estipula que, nos últimos 50 anos, se baseando no número de livros impressos nas gráficas versus número de livros vendidos, apontou "O Alquimista" como 5º livro mais lido em todo o planeta.
Nosso querido escritor brasileiro (tão adorado por uns e muito criticado por outros) escreveu em 1987 a tendenciosa obra, perdeu na estatística para:

O Senhor dos Anéis (4º lugar)
Com muito mérito, Tolkien teve 103 milhões de cópias vendidas.

Parece que a pesquisa só considerou o primeiro livro da trilogia. Especialistas apostam que sua obra-primogênita "O Hobbit" vai ganhar mais popularidade após sua versão cinematográfica.




Harry Potter (3º lugar)
Fãs do bruxinho nerd podem comemorar. Harry Potter é o 3º livro mais lido.
Alguém acha J.K. Rowling trouxa?
Harry Potter foi criticado por alguns autores infantis por questões pequenas. A obra é mítica e muito bem trabalhada em questões como amizade, adolescência, auto-estima, etc. Tudo isso com a maior especialista em efeitos especiais que o mundo tem a oferecer: sua imaginação.

O Livro Vermelho (2º lugar)
Até hoje os chineses veem em Mao Tsé-Tung a liderança e o pensamento do progresso chinês, mesmo por vias do comunismo. Três fatos históricos justificam essa colocação da obra: a Revolução Cultural (que obrigava não-oficialmente todo o cidadão chinês a ter o livro); a obra ser considerada leitura obrigatória nas escolas; e o fato de ter se tornado leitura exigida no mercado de trabalho do país mais populoso do mundo. Lançado em abril de 1964, o livro de Mao Tsé-Tung só perderia para um outro...


É claro que você já sabia:

A Bíblia (1º lugar)
Um país como a China só poderia perder para... o resto do mundo.
Não temos parâmetro para saber se o número de leitores da bíblia caiu nos últimos 50 anos, mas sabe-se seguramente que é o livro mais vendido, o mais traduzido e o mais lido do planeta.




Ah, sim... os desbancados pelo "Alquimista" brasileiro foram:

O Código Da Vinci (6º lugar)
Baseado em especulações históricas, a segunda aventura do Professor Robert Longdon escrita por Dan Brown alcançou 57 milhões de cópias. Não conheci um bom leitor que não tenha elogiado uma ou outra obra do autor. O livro ganhou mais fãs após o filme, mas já era famoso no meio literário universal. Hoje, é comum encontrar o livro "Anjos e Demônios" (publicado em 2000) com a tarja "do mesmo autor de O código Da Vinci (de 2003). 

Crepúsculo (7º lugar)
Difícil de acreditar? Nem tanto. Vencedor do prêmio "TOP 10 livros para Jovens Adultos", a obra publicada em 2005 fugia às convencionais regras de vampirismo impostas por Bram Stoker e focou muito mais a questão do amor inalcançável. Ser eterno é o de menos. Matar mortais para saciar sua sede de sangue é controlável. E outras coisas que deixam os fãs das séries clássicas sobre vampiros com os cabelos em pé. No fim das contas, a licença poética foi bem-aceita entre o público adolescente (especialmente as garotas). E garotas leem, rapazes. Creio que a estatística seja quase absoluta em razão do público feminino.

E o Vento Levou... (8º lugar)
Esse clássico escrito por Margaret Mitchell já foi considerado o segundo livro mais lido em todo o mundo nos anos 90, mas a estatística nunca foi estudada a fundo relevando os últimos 50 anos. Diferente do que se crê popularmente, derrotar um clássico da literatura não é tão difícil. basta lançar um livro em plena era digital, com um empurrãozinho da 7ª arte... lembrando que "E o Vento Levou" também foi um dos filmes mais aguardados pelos fãs (de 1939). O clássico ainda vive. Uma rápida curiosidade: o nome original da obra é "Gone with the wind", que significaria literalmente "Se foi com o vento". Ainda bem que os tradutores tornaram a tradução um pouco mais poética. (Tente dizer "Se foi com o vento" sem rir!)

Pense e Enriqueça (9º lugar)
Parece auto-ajuda? E é! "Pense e Enriqueça" de Napoleon Hill é um guia de comportamento em relação ao triunfo da mente, alcançar suas cobiças e, é claro, transformar suas ideias em dinheiro. Não pense que o autor é mais um desses picaretas tentando ganhar (o seu) dinheiro. Ele estudou, entrevistou e pesquisou com muitos milionários as virtudes do homem de negócios. O resultado foi fantástico: Napoleon Hill publicou 13 livros sobre o tema. Todos muito respeitados no mundo dos homens de negócios.


O Diário de Anne Frank (10º lugar)
Considerado um dos mais detalhados relatos sobre os refugiados judeus em plena era do holocausto, "O Diário de Anne Frank" é uma das mais reais visões de uma vítima do nazismo, foi publicado em 1947 por um dos sobreviventes de um campo de concentração. Estudos botaram a autenticidade do "documento de guerra" à prova, mas, após concluídos, apontaram para a autenticidade do diário. Até hoje, o diário original está guardado no Instituto Neerlandês para a Documentação da Guerra.


Ajudando a manter a ordem desta postagem, conseguimos aqui em segunda mão um gráfico dessa estatística literária:


(Esse gráfico tem fonte no blog Sábado à noite.)

Um comentário:

  1. Como dizem, é a era da depressão... as pessoas precisam de finais felizes.. mesmo que sejam clichês

    ResponderExcluir