quinta-feira, 17 de setembro de 2015

As melhores séries do mundo! - Nerd News



O site The Hollywood Reporter criou um ranking com as 100 melhores séries da história. A votação contou com 2,8 mil pessoas (799 atores, 365 produtores e 268 diretores).

Quer dar uma olhada no resultado?

10º Lugar: Os Simpsons
O quê? Isso significa que Hollywood pensa que existem outras 9 séries melhores que Simpsons? Na opinião deste blogueiro, alguma coisa grave aconteceu aí. Mas vamos tentar não xingar muito o pessoal que se deu ao trabalho de fazer essas estatísticas. E, afinal, o que pode ser melhor que Os Simpsons?

Continua aí...




9º Lugar: Mad Men
Pra quem não conhece, Mad Men mostra partes da cultura e da sociedade americana nos anos 1960, destacando o tabagismo, alcoolismo, sexismo, feminismo, adultério, homofobia, racismo e antisemitismo. Particularmente, eu acho ela muito adulta e, por isso, um pouco massante. Entendo quem goste mais disso do que dos meus queridos Simpsons, apesar de tudo. Eu preferia assistir Californication, sacaram?


8º Lugar: I Love Lucy
A Sitcom americana cinquentista (será que essa palavra existe?) sobreviveu a mais de 6 décadas nas memórias norte-americanas. Sobrevivendo a uma época cheia de tabus e censuras, trata de uma história de amor (claro), distribuída em episódios de 24 minutos. O Brasil teve acesso a esse material, ou seja, a Sitcom foi exibida em várias emissoras brasucas ao longo das décadas. Foi uma série tão aclamada, a ponto de Elvis Presley ter feito uma participação especial, a qual deve ter parado 98% do país, seguramente.

7º Lugar: Saturday Night Live
Uma comédia que simulava um Talk Show de elenco variado. Foi um das mais longas séries da TV americana. Não entendo muito bem o motivo de se produzir isso, considerando que o Talk-show já é engraçado, informativo e divertido por natureza. Mas a variação de elenco garantiu longos anos de série, além de experiências semelhantes em outros países.





6º Lugar: Os Sopranos
Premiadíssima série que fala sobre a história de Tony Soprano, líder de uma máfia em Nova Jersey, tentando conciliar os "negócios" com a imagem de cidadão de bem. A série mostra, por muitas vezes, que mafiosos também são humanos. Tony precisa de acompanhamento psicológico e acaba, mesmo sendo pai de família, apaixonado por sua terapeuta. O final da série também foi polêmico: os fãs mais céticos não entenderam nada, enquanto os mais fervorosos afirmaram ter "entendido a mensagem que ficou nas entrelinhas", vindas de uma troca de câmeras confusas, um encontro avassalador quando a luz apaga e mais nada se vê.

5º Lugar: Seinfeld
Seinfeld destacou-se dentre os muitos sitcoms familiares e de amigos de sua época. Nenhum dos personagens principais eram parentes, mas permaneceram amigos íntimos durante todas as temporadas. Enquanto episódios de outras sitcoms (como Family Ties e Full House) eram centrados em um único tema ou situações cômicas restritas, a maioria dos episódios de Seinfeld era focada em incidentes do cotidiano, como permanecer numa fila de cinema, sair para jantar, comprar um terno e, basicamente, lidar com as amargas injustiças da vida. O ponto de vista apresentado na série é consideravelmente consistente com a filosofia do niilismo, ou seja, a ideia de que a vida não tem sentido.

4º Lugar – Game of Thrones
Finalmente uma série que você esperava no topo da lista, não é? Inspirado quase livremente na obra "Crônicas do Gelo e do Fogo", GoT coloca o expectador em um universo RPGista, com dragões, povos de raças, línguas e culturas diferentes, criaturas horripilantes. Ambientado em uma era medieval em que o machismo e a opressão monárquica são cotidianas, a série traz romance, drama, erotismo, violência e, principalmente, chocantes revelações a cada episódio. Alguns personagens começam na vilania e mostram-se com boas intenções, enquanto outros, surpreendentemente, viram a casaca para a maldade numa velocidade enorme. Game of Thrones é uma verdadeira novela em âmbito mundial, considerando que a produção do seriado garantiu que não irá se prender à série de livros.

3º Lugar: Arquivo X
Aclamada série por fãs de todo o tipo de filme de terror, Arquivo X tinha a premissa de que nada foi inventado: zumbis, vampiros, extraterrestres, bruxas, apocalipse ex-machina, entre muitas outras desgraças que aparentemente pertencem à ficção, são fatos. É claro que, para autoridades como o FBI, não se pôde por explicações para desaparecimentos em E.T.s, tampouco mortes em massa serem de responsabilidade de uma contaminação zumbi aflorada por vudu, então o FBI acabou lotando a  gaveta de arquivos "Without solution" rapidamente (estilo Cold Case) e despejou os casos mais macabros, que não deveriam ser colocados à público em uma gaveta com uma letra pouco usada: X. Fox Mulder e Dana Scully são investigadores do FBI. Ele acredita em toda a história absurda e faz uma investigação detalhada sobre "A verdade que está lá fora", enquanto ela é uma médica cética, que não acredita no surreal ou extraordinário. Apesar das diferenças, enquanto a coisa descamba para um combate contra mariposas gigantes, pinta até um clima entre eles. A série rendeu dois filmes e muitos fãs de séries como Resident Evil e The Walking Dead ainda sonham com um retorno ou terceiro longa.

2º Lugar: Breaking Bad

Um drama, suspense policial. É claro que você conhece a história de Breaking Bad. Em Albuquerque, Novo México, Walter White, um professor de química do ensino médio pouco apreciado, com um filho adolescente que sofre de paralisia cerebral e uma esposa grávida, Skyler já leva uma vida bastante tensa. Mas o pior ainda estava por vir: White é diagnosticado com câncer do pulmão, sofre um colapso e abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas com o seu ex-aluno Jesse Pinkman, com o objectivo de assegurar o futuro financeiro de sua família no caso da sua morte. A série coloca o expectador no dilema entre a moralidade e a ilegalidade, considerando o poder destrutivo da droga e a amplificação que nosso amigo White é capaz de fazer. Os episódios são bastante chocantes e, possivelmente, o realismo "cru" da criminalidade e do protagonista não tão herói assim, justificaria a vitória sobre séries mais complexas como GoT.

Mas quem poderia desbancar séries tão boas?
Façam suas apostas, damas e cavaleiros:

1º Lugar: Friends
O resultado é Friends! Mesmo a série sendo mais velhinha (sua última temporada foi em 2004). Friends, com suas 10 temporadas, superou, por cruel exemplo, a animação “Os Simpsons“, que além de ser uma das séries mais populares e conhecidas do mundo, também tem uma das durações mais longas, são 27 temporadas – e segue até hoje. Mesmo assim, é bem difícil derrubar um clássico, não é? Friends abusa do humor, bom senso, e do romance, considerando que 4 dos 6 amigos tem envolvimento amoroso entre eles, além de "uns pega" que não duram um único episódio. A simplicidade da série e seu tema maior: a amizade acima de tudo, colocaram Friends como a melhor série de todos os tempos. E você? Pertence a que lado da força?

Um comentário: